Descrição de chapéu Coronavírus

Com atraso, ABC inicia vacinação contra a Covid-19

Doses da Coronavac chegaram à região, na Grande São Paulo, cerca de nove horas depois do horário previsto

São Paulo

As sete cidades que compõem o ABC Paulista iniciaram suas campanhas de vacinação contra a Covid-19, no início da noite desta terça-feira (19). As doses chegaram à região com pouco mais de nove horas de atraso, segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que preside o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O tucano postou em uma rede social que aguardava desde 6h30 para iniciar a vacinação de profissionais da saúde no hospital de campanha instalado no ginásio Pedro Dell’Antonia. O município recebeu do governo estadual 11,3 mil doses da Coronavac, desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac.

A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Santo André, e também em todo o ABC, foi Luzia Quitéria de Jesus da Silva, 28 anos, que trabalha como auxiliar de higiene no hospital de campanha.

A primeira pessoa vacinada em Santo André é Luzia Quitéria de Jesus da Silva, 28 anos, auxiliar de higiene no hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia - Reprodução/Prefeitura de Santo André

"Deu um frio na barriga quando soube que seria a primeira a ser vacinada. Também estou emocionada por isso. É uma esperança, uma luz no fim do túnel", afirmou a profissional da saúde, que ainda fez um apelo: "É importante todos se vacinarem, para cuidarmos de nós e de quem amamos."

Em São Bernardo do Campo, cerca de 11,8 mil doses da Coronavac chegaram no fim da tarde. O prefeito Orlando Morando (PSDB) compartilhou na internet, às 17h49, um vídeo mostrando o momento em que as caixas eram retiradas de um caminhão, com uma salva de palmas de funcionários da saúde.

A prefeitura de São Caetano do Sul recebeu 4.800 doses. A imunização ocorre no Complexo Hospitalar de Clínicas. Além de profissionais da saúde, asilados e cuidadores de Instituições de Longa Permanência para idosos também serão vacinados.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), também usou uma rede social para informar, às 15h51, que as 4.400 doses enviadas pelo governo estadual também haviam chegado à cidade. Em Mauá, 4.700 unidades da Coronavac chegaram por volta das 18h20 e, instantes depois, 1.600 em Ribeirão Pires.

Somente Rio Grande da Serra não conseguiu iniciar a aplicação por volta das 19h, pois foi neste horário que 440 doses foram entregues ao município. A imunização foi iniciada cerca de meia hora depois.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC afirmou que iria atualizar o número de vacinados nas sete cidades nesta quarta-feira (20).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, serão imunizados nesta primeira fase da campanha profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. ​Segundo o governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), 8.401 pessoas haviam sido vacinadas em território paulista até as 21h desta terça.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.