Descrição de chapéu Coronavírus

Estado de São Paulo chega a 8.470 vacinados no segundo dia de imunização

Governo cria vacinômetro para contabilizar vacinas; número de mortos no estado passa de 50 mil

Martha Alves
São Paulo

O estado de São Paulo chegou a 8.470 vacinados contra Covid-19 na tarde desta terça-feira (19), segundo dados do vacinômetro, ferramenta do governo João Doria (PSDB) que faz a contagem em tempo real da campanha de imunização.

A técnica de enfermagem Liane Santana Mascarenhas Tinoco, 49, primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no interior do estado de São Paulo. Liane é técnica de enfermagem da Unicamp e trabalha na linha de frente ao combate da Covid-19 desde o início - Eduardo Anizelli/ Folhapress

O contador do vacinômetro, lançado nesta terça, ficou fora do ar entre às 13h30 e 14h e quando voltou mostrava que 5.364 pessoas tinham sido imunizadas. Depois disso, o contador voltou a cair novamente, retornando por volta das 15h, com 5.482 vacinados. Às 21h, na última atualização, marcava 8.470 imunizados.

Segundo o governo estadual, a instabilidade se deve ao grande número de acessos à ferramenta.

Qualquer pessoa pode acessar os números do Vacinômetro que estão disponíveis do site www.saopaulo.sp.gov.br. As informações sobre os imunizados são fornecidas pela Vacivida, plataforma digital que faz acompanhamento digital individualizado e em tempo real do registro das pessoas vacinadas.

O sistema Vacivida foi desenvolvido pela pela Prodesp (empresa de tecnologia do governo de São Paulo) e produz relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Segundo o governo do estado, o sistema também está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e poderá abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

Além dos relatórios, a plataforma vai disponibilizar ainda o pré-cadastro para as pessoas participarem da campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo. O sistema fará o registro digital da vacinação e enviará um lembrete para a pessoa avisando sobre a aplicação das segunda dose. Ele também vai notificar a Vigilância Epidemiológica sobre possíveis eventos adversos individuais.

Após ser imunizada, cada pessoa receberá um comprovante com QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital. Ele dará acesso a um documento digital que certificará a participação na campanha, evitando fraudes.

Mortes no estado

O estado de São Paulo atingiu a marca de 50.318 mortos pela Covid-19, desde o início da pandemia, em março do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela gestão João Doria (PSDB).

No total, 1.644.225 pessoas foram diagnosticadas com o vírus no estado, sendo que 13.937 estão internadas, 6.092 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 70,5% na Grande São Paulo e 69,7% no Estado.

No Brasil, são 211.511 mortos pela Covid e 8.575.742 pessoas infectadas, segundo dados do consórcio de imprensa, em dados coletados até as 20h desta terça.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.