Trecho da ciclovia do rio Pinheiros ganha iluminação inteligente
Tecnologia permite gerenciamento remoto; governo promete ampliar projeto para os 21 km de extensão, mas não deu prazo
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Três quilômetros da ciclovia do rio Pinheiros, na região da Vila Olímpia (zona sul) receberam iluminação LED. Segundo o governo do estado, a instalação de 130 lâmpadas custou R$ 1 milhão e foi custeada pela Enel.
O projeto possui uma tecnologia que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. Segundo o governo do estado, gestão João Doria (PSDB), a iluminação será ampliada gradualmente para o restante da ciclovia, que tem 21,5 km, mas não informou o prazo para isso.
Até julho, serão instaladas 40 câmeras de segurança, e as imagens serão monitoradas em um Centro de Controle Operacional. O objetivo, segundo o governo, é oferecer mais segurança aos ciclistas e pedestres que frequentam o local.
Mensalmente, a ciclovia do rio Pinheiros é utilizada por 70 mil ciclistas. Em 2020, ela passou cerca de cinco meses fechada para reforma, quando a pista foi recapeada e foram instalados pontos de apoio com banheiro e bebedouro, cafés, máquinas de venda de produtos e chuveiros. Em março daquele ano, a pista foi terceirizada para a empresa Farah Service.
Como usar a ciclovia
Horário de funcionamento: diariamente, entre as 5h30 e as 18h30
Acessos pela Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária