Ciclovia da marginal Pinheiros é reinaugurada com bloqueio em SP

Devido à erosão, trecho na altura da ponte Eusébio Matoso está interditado

Fábio Munhoz Eduardo Knapp
São Paulo

Depois de ficar fechada por quase cinco meses em razão da pandemia do novo coronavírus, a ciclovia da marginal Pinheiros, em São Paulo, foi reaberta nesta segunda-feira (3). A pista, porém, não foi liberada completamente: há um ponto de interdição na altura da ponte Eusébio Matoso, causado por um buraco na via.

A cratera na pista foi causada por uma erosão em decorrência da chuva. Por causa do buraco, os ciclistas não podem percorrer toda a extensão da via, que é paralela à linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), responsável pelo espaço. Em março, a gestão foi terceirizada para a empresa Farah Service.

"Essa reabertura foi ansiosamente aguardada", afirma o médico Francisco Horta Neto, 66 anos, que utiliza o local para treinar. Em relação à erosão na pista, ele comenta que o problema já era observado há alguns meses, antes mesmo da interdição. "Ali era um ponto que já demandava manutenção desde o ano passado", lembra.

Por outro lado, ele elogia outros aspectos da via, como o paisagismo, a melhoria da sinalização e a implantação de vestiários com chuveiros. Outro ponto destacado pelos usuários é a remoção das lombadas da pista, além da criação de um retorno na altura do parque Villa-Lobos.

Uma novidade é a presença de vendedores credenciados pela concessionária. Segundo o governo do estado, gestão João Doria (PSDB), trata-se de uma ação para incentivar o microempreendedorismo. Também foram colocadas máquinas para venda de alimentos e bebidas.

Entre esses empreendedores está Oséias Matoso, 37, que está com uma bike coffee na ciclovia, onde vende cafés especiais produzidos em uma fazenda na Serra do Cabral, em Minas Gerais. "É um trabalho totalmente voltado para a questão da sustentabilidade. Tanto que eu utilizo copos ecológicos", diz.

Resposta

A Secretaria de Transportes Metropolitanos, gestão João Doria (PSDB), informa que a ciclovia na marginal Pinheiros deverá ser totalmente liberada no próximo dia 14. A pasta diz que o buraco na pista foi causado pela erosão, "em decorrência da última chuva intensa na cidade".

"Reparos foram feitos, mas uma fenda maior foi aberta e por isso houve a necessidade de interditar o trecho para refazer parte do asfalto", acrescenta a secretaria. "Mais de 50 toneladas de lixo foram retiradas e todos os 21,5 quilômetros de extensão da pista sob gestão tiveram a vegetação das margens cortadas, podadas e cuidadas", informa a pasta.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.