Fora do ar

Os telecentros são espaços públicos que oferecem acesso gratuito à internet. Espalhados pela capital, eles estão sob a responsabilidade da Prefeitura de São Paulo.

O Vigilante Agora visitou dez dessas unidades e constatou que o serviço deixa muito a desejar.

Nos computadores testados, operações simples como carregar emails podem levar alguns bons minutos. Sem falar de quando a conexão cai e todo mundo fica sem internet.

Em algumas máquinas a lentidão é tanta que acessar certos programas vira uma tarefa impossível. No telecentro da Saúde (zona sul), por exemplo, um cartaz já avisa que determinado site pode “travar” o computador.

Outro teste de paciência é a falta de informações precisas. Na unidade da Lapa (zona oeste), o atendimento acaba às 15h _apesar de o site da prefeitura indicar que vai até as 18h. Já quem tenta a Biblioteca Monteiro Lobato pode dar com a cara na porta: o espaço está fechado desde junho do ano passado.

Os usuários também reclamam dos poucos funcionários para dar orientação e tirar dúvidas. No CEU Jaguaré, o Vigilante encontrou o telecentro fechado porque o responsável não tinha ido trabalhar.

A prefeitura diz que o programa passará por um um processo de modernização. Essa medida deveria ser urgente: boa parte de quem usa os telecentros vai até lá para procurar um novo trabalho, fazer contatos com empresas ou até mesmo atualizar e imprimir currículos. Os milhares de desempregados paulistanos agradecem.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.