Precisamos falar de grana em casa

Crises econômicas são um desastre para a sociedade, mas muitas vezes também fazem com que pessoas desenvolvam hábitos corretos. Um exemplo é o controle e o planejamento das despesas da família.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 8 de cada 10 entrevistados conversa em casa sobre grana, sendo que metade (51%) faz isso com frequência.

Na comparação com o ano passado, houve um aumento de sete pontos percentuais no número total.

Depois da terrível recessão de 2014-16, a economia do Brasil ficou quase parada nos últimos dois anos. No início deste ano, voltou a encolher. Em outras palavras, o dinheiro encurtou e muitos ficaram mais pobres.

Um cenário assim torna a discussão do orçamento doméstico quase uma obrigação. Mas esse tipo de conversa deveria ser rotina, envolvendo pais e filhos, em qualquer situação.

Foi-se o tempo, felizmente, em que apenas o chefe da casa resolvia tudo sozinho, sem dar satisfação a ninguém. Pela pesquisa, 79% das famílias tomam as decisões em conjunto.

É importante também ensinar às crianças a importância de trabalhar e de usar o dinheiro com prudência. Vale em casa, nas empresas e no governo.

Isso não vai solucionar essa crise, claro, mas pode ajudar a evitar uma próxima no futuro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.