Reforma para inglês ver

É comum presidentes em começo de governo baixarem medidas provisórias para cortar e criar ministérios. A aprovação no Congresso, depois, geralmente não passa de uma formalidade.

Mas, no caso de Jair Bolsonaro (PSL), foi bem diferente. Tudo começou quando o então candidato adotou a redução de pastas como bandeira de campanha. Seriam apenas 15, com a promessa de conter a burocracia e se diferenciar da conhecida gastança das gestões petistas.

Só que, logo ao assumir, o presidente montou o primeiro escalão com 22 ministros --sete a menos do que havia com Michel Temer (MDB) e bem longe dos 39 de Dilma Rousseff (PT).

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do vice presidente General Hamilton Mourão, do ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e dos demais ministros de seu governo, participa de cerimônia alusiva aos 100 dias de governo, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 11.abr.19/Folhapress

O simbolismo do ato serviu de pretexto para que partidos enrolassem o governo antes de aprovar a mudança. Os deputados cobram mais proximidade com o Executivo na discussão de projetos.

A pendenga só foi votada na Câmara dos Deputados na quinta-feira (23). Agora, o texto segue para o Senado --onde precisa ser aprovado até 3 de junho para que não perca a validade.

Apesar da confusa tramitação, o fato é que o corte de pastas em Brasília tem menos importância do que se imagina.

Em primeiro lugar, é ilegal sair por aí demitindo servidores, sem falar da dificuldade prática de interromper grandes ações do governo. Ter menos ministérios, por si só, não gera mais economia.

É só ver o caso do Ministério do Trabalho, que foi "extinto". Funcionários acabaram deslocados para outras pastas, e programas como seguro-desemprego e abono salarial foram abrigados na Economia.

Uma reforma administrativa para valer, que altere funções, carreiras e relações de trabalho no serviço público, é tarefa muito mais difícil.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.