Abaixar o fogo

Aconteceu o que se temia: a crise provocada pela alta do desmatamento da Amazônia virou notícia no mundo inteiro, manchou a imagem do país e pode até prejudicar a economia.

Manifestação em defesa da Amazônia na avenida Paulista - Bruno Santos - 23.ago.19/Folhapress

Não dá para avaliar agora o quanto o governo Jair Bolsonaro (PSL) é responsável pelo aumento das queimadas e outras formas de devastação, mas com certeza o presidente contribuiu para queimar o filme do Brasil lá fora.

Ele demitiu o chefe do instituto que apurou os primeiros números sobre a piora da situação; sem nenhuma base, disse que as ONGs poderiam estar tocando fogo nas florestas; também atacou países que reclamaram da política ambiental e cortaram grana para a Amazônia.

Para piorar, esvaziou órgãos de controle como o Ibama. O número de multas aplicadas por crimes contra a flora, por exemplo, caiu 23% no primeiro semestre de 2019, na comparação com a média dos últimos cinco anos.

Por essas e outras, o Brasil ficou de novo com a imagem de vilão do ambiente. Isso provoca tanto críticas bem fundamentadas como chiliques de celebridades, boatos e exageros. Nesse cenário, os interesses do país ficam ameaçados.

Governos como os da França e da Irlanda já ensaiam melar negociações comerciais entre a Europa e o Mercosul, que seriam boas para nossa agricultura (e ruins para os competidores de lá).

Esse vai ser o primeiro grande teste da política externa de Bolsonaro. Para conter a crise, a primeira providência do presidente deveria ser baixar a bola nas bravatas. O pronunciamento de sexta (23) foi uma boa iniciativa.

Também é preciso, claro, tomar as medidas para reverter os números negativos. Só conversa não vai adiantar.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.