Rodoanel travado

Parece não ter fim a novela sobre a construção do trecho norte do Rodoanel. Se concluída, a obra finalmente vai interligar os 180 km do anel viário. As rodovias que chegam a São Paulo estarão conectadas e até o intenso tráfego de caminhões ganhará um alívio.

Mas os anos passam, as previsões de término se alongam e as despesas, óbvio, explodem. É uma demonstração clara e revoltante da incompetência do poder público em cumprir prazos e respeitar o dinheiro do contribuinte.

Agora, o governo paulista estima entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão a grana extra para encerrar o trecho --que já consumiu R$ 6,85 bilhões, mas há seis anos foi orçado em R$ 4,3 bilhões.

A nova pista poderá sair até 83% mais cara que a previsão inicial. Com desapropriações de casas e terrenos, não será surpresa se passar dos R$ 10 bilhões.

Trata-se de uma empreitada difícil, sem dúvida. São 44 km de extensão, boa parte na mata atlântica, o que exige viadutos de até 20 metros de altura. Seria natural algum imprevisto. 

O que se vê, no entanto, são suspeitas e escândalos. Um bom exemplo é o caso de Paulo Vieira Souza, ex-diretor da Dersa (empresa de obras viárias do estado). Souza, suposto operador financeiro do PSDB, partido que governa São Paulo desde 1995, foi condenado pela Justiça por irregularidades no trecho sul.

Desta vez, o governo João Doria (PSDB) dividirá a nova licitação em três partes. Caberá ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas identificar o que já está pronto.

Depois de tantas idas e vindas, é difícil acreditar em uma data de conclusão. Certo mesmo é que os paulistas já saem perdendo: tanto pelos impostos pagos como pelo tempo parado no trânsito.

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