Descrição de chapéu Editorial

Menos médicos

Periferia costuma ser prejudicada por falta de profissionais

A falta de médicos na saúde pública de São Paulo é crônica. E a periferia da cidade, onde a população mais necessita de atendimento gratuito, costuma ser a maior prejudicada.

Fachada do Hospital Tide Setúbal, na zona leste de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Município (TCM) mostra a gravidade da situação. O levantamento, realizado em 2018, apontou que faltavam 2.225 médicos nos 11 hospitais sob a supervisão da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), um órgão da prefeitura.

O déficit, portanto, chegava a 55% dos 3.978 profissionais previstos na Tabela de Lotação de Pessoal das 11 unidades.

A falta de profissionais também afetava outras especialidades, como enfermeiros (-27%) e dentistas (-65%), e até funcionários de nível médio, caso dos auxiliares de enfermagem (-32%).

A AHM é responsável por hospitais tradicionais e sempre movimentados, como o Tide Setubal (zona leste) e o Dr. Arthur Ribeiro Saboya (zona sul).

Tudo fica mais difícil nos plantões, com as equipes já reduzidas. No Dr. Mario Degni, no Rio Pequeno (zona oeste), o corpo clínico denunciou os desfalques publicamente, “com possíveis prejuízos à população, que já está sofrendo”.

A gestão Bruno Covas (PSDB), porém, contesta os dados do TCM. Diz que a escassez atual é de 568 médicos —não teriam sido considerados na conta os profissionais contratados por convênios.

Ainda assim, os números assustam. A administração municipal reforça que tem atuado em parceria com organizações sociais para reduzir esse déficit.

Não parece suficiente: uma forma de atrair médicos é oferecer salários compatíveis com o mercado, plano de carreira e, por que não, gratificações conforme a distância e as condições de trabalho.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.