O papel dos Conselhos Tutelares

A eleição para conselheiros tutelares, realizada neste domingo (6) em todo o país, despertou grande interesse. Maior participação na vida comunitária é sempre importante --desde que não ocorra um aparelhamento desses cargos por grupos políticos ou ideológicos.

Afinal, cabem aos conselheiros tutelares zelarem pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Denúncias de maus-tratos e evasão escolar estão entre suas principais atribuições.

Em São Paulo, o salário é de R$ 2.853 mensais. Para alguns, a atração do cargo também está na chance de utilizá-lo como trampolim para a política. Até aí tudo bem, já que um vereador pode ajudar a vida de menores em situação de risco. Mas seria ingenuidade supor que essa mobilização toda se esgota nisso.

Por trás do fenômeno pode estar a polarização ideológica que se instalou no Brasil entre conservadores e grupos mais à esquerda. Estes últimos, por sinal, conquistaram cerca de 50% das vagas na capital paulista.

Se por um lado é positivo o interesse de mais setores em atuar em função tão nobre, por outro há risco de alguns conselhos serem dominados por correntes que tenham visões mais particulares sobre infância e família. Todos têm o direito de acreditar no que quiserem, mas crenças não se sobrepõem à lei.

Se os novos conselheiros são de esquerda ou de direita é secundário. O que espera-se deles é que cumpram o seu trabalho e honrem a instituição.

Para isso, cabe aprimorar a organização e a divulgação desses processos de disputa. As comunidades eleitoras precisam saber quais são os candidatos, suas qualificações e suas propostas, para o bem das crianças e dos adolescentes.

Prefeito Bruno Covas vota na eleição de conselheiro tutelar em escola na zona oeste de SP - Thiago Amâncio/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.