Descrição de chapéu Editorial

Novos desafios para o Enem

O maior desafio talvez seja o de elevar a participação de estudantes da rede pública

Cerca de 5 milhões de estudantes realizaram, no último domingo (3), a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que será concluído no próximo fim de semana.

Saída dos candidatos no Enem de 2019 na unidade da Uninove da Barra Funda (zona oeste) - Rubens Cavallari/Folhapress

A avaliação foi criada em 1998 e desde 2009 é o principal meio de acesso às universidades públicas. Neste ano, desde a posse de Jair Bolsonaro (PSL), a organização do exame provocou alguns sustos. Para se ter uma ideia, o comando do Inep, órgão que promove o Enem, teve quatro presidentes entre janeiro e maio. 

Havia ainda uma preocupação quanto às questões. O próprio presidente, dentro de sua compreensão limitada, chegou a dizer que elas seriam “ideológicas”.

Foi criada até uma comissão para fazer a triagem do conteúdo da prova, embora não se saiba exatamente como funcionou nem que intervenções foram feitas.

O fato é que pela primeira vez desde 2009 o Enem não abordou questões relativas à ditadura militar. Ainda assim, a prova foi elogiada por professores e abordou temas sociais relevantes.

Para os próximos anos, o maior desafio talvez seja o de elevar a participação de estudantes da rede pública. Levantamento da Folha de S.Paulo apontou que 30% deles não se inscreveram; na rede privada, o índice foi de apenas 5%. 

Não é descabido afirmar que uma das causas por trás disso é a dificuldade dos mais pobres em ingressar nas universidades públicas. Assim, além da Lei de Cotas, que estipula critérios sociais e raciais para o preenchimento de metade das vagas nas federais, o país poderia exigir dos alunos oriundos de escolas públicas a realização do Enem.

O atual sistema de cotas deverá ser reavaliado em 2022. É uma boa oportunidade para discutir essa alternativa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.