Descrição de chapéu Editorial

Pelo céu e pelo mar

Mudança climática ameaça áreas costeiras no Brasil

O brasileiro —e o paulistano, em particular— está acostumado a cenas de enchente. Todo verão é a mesma coisa: após os temporais, moradores perdem móveis e eletrodomésticos, pessoas são arrastadas pelas águas e famílias ficam desabrigadas em escolas ou ginásios.

Faixa de areia na praia em Santos, uma das cidades ameaçadas pelo aumento do nível do mar - Rivaldo Gomes/Folhapress

Como se não bastasse essa tragédia rotineira, causada por rios e córregos que transbordam e ruas e avenidas que alagam, a ameaça nas próximas décadas começará a vir também do mar.

Na Baixada Santista e em Caraguatatuba (litoral norte), além da região metropolitana do Rio de Janeiro e Joinville (SC), há risco de inundações anuais até 2050. Nessas regiões vivem 1,4 milhão de brasileiros. Para 1 milhão deles, a situação é ainda pior: seus bairros podem ficar para sempre submersos.

A culpa de tudo isso é da mudança climática no planeta. Geleiras vão derretendo e o nível do mar aumenta; a própria água, mais quente, se expande; e eventos climáticos extremos, como tempestades tropicais, se tornam mais frequentes e mais destruidoras com a atmosfera mais aquecida.

Desde 2006, o nível dos oceanos aumenta 3,6 mm por ano. Projeções indicam que, se o mundo conseguir manter o aquecimento global abaixo de 2°C, os oceanos subirão meio metro até 2100.

E esse é o cenário otimista, o que não parece provável. Mantidas as taxas atuais de poluição por carbono, que causa o efeito estufa, será um metro a mais no nível do mar até o final deste século.

Negar a mudança do clima não ajuda em nada. Já passou da hora de todos perceberem que o aquecimento global não é só uma emergência climática, mas também social: afinal, os mais pobres devem pagar o pato, como sempre.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.