Onda evangélica

Há mais de 500 anos, desde que Cabral chegou à Bahia e logo uma missa foi celebrada, a religião católica esteve intimamente ligada à história do Brasil.

Na colonização, ordens como os jesuítas foram decisivas na ocupação do território. No Império, o catolicismo foi alçado à religião oficial. E, mais recentemente, Getúlio Vargas declarou Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil.

É natural que, com tanta presença e influência, a Igreja Católica prevaleça até hoje. Esse cenário, porém, vem mudando rapidamente nas últimas três décadas.

De 1991 a 2010, a proporção de católicos caiu 1 ponto percentual ao ano, ao passo que a de evangélicos cresceu 0,7. O fenômeno ganhou ainda mais força na última década. Hoje, 50% dos brasileiros se declaram católicos, enquanto 31% se dizem evangélicos, aponta pesquisa Datafolha. Nessa toada, estima-se que, em 12 anos, o total de evangélicos supere o de católicos no Brasil.

Dentre os desdobramentos desse avanço destaca-se o crescimento da participação na política. Só na eleição de 2018 foram eleitos 91 parlamentares evangélicos --13 a mais do que em 2014.

Na democracia é legítimo que grupos religiosos busquem ampliar a sua atuação política. Mas é inaceitável que lideranças defendam ou orientem ações do poder público baseadas em sua fé.

É o que se viu, por exemplo, na proposta da ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) de criar um programa para incentivar jovens a adiar o começo da vida sexual.

Só há liberdade religiosa se o Estado for laico; ou seja, sem ligação com nenhum credo. Defender essa independência é tarefa de todos, qualquer que seja o grupo que o ameace.

Fiéis durante culto realizado na Conferência Nacional da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional - Mateus Bonomi - 18.dez.19/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.