O centrão e a traição

Após uma campanha eleitoral em que demonizou o que costuma chamar de "velha política", espanta saber que Jair Bolsonaro, agora como presidente, busque conquistar o apoio do famigerado centrão --com cargos e verbas, claro.

Não é à toa que 67% dos eleitores considerem que o presidente age mal, segundo pesquisa Datafolha, ao negociar sua sustentação no Congresso com o tradicional toma lá dá cá. Entre eleitores de Bolsonaro, 52% pensam dessa maneira.

Há um quê de desespero nessa jogada. Bolsonaro sabe que sua governabilidade está derretendo e buscou amparo onde podia. Na prática, patrocinou um casamento inusitado entre a ala militar do governo e o mal-afamado centrão. Todos terão de dividir postos em Brasília.

E vem mais confusão pela frente. Bolsonaro teme, com bons motivos, que um pedido de impeachment acabe vingando. Se não agora, talvez em breve.

A tática dele tem lógica, mas pode ser ineficaz. No embalo da Lava Jato, Bolsonaro foi eleito prometendo sacrificar o centrão. Tudo isso acabou: afinal, Sergio Moro pulou fora do governo atirando.

O presidente tem visto a rejeição subir, em especial no que diz respeito à pilha de caixões que ajuda a engrossar com a pandemia. Mas seu apoio segue estável.

Em um ambiente conturbado, novos abalos podem surgir, como o episódio da sinistra reunião ministerial de 22 de abril. Ruídos autoritários, a exemplo da ameaça institucional feita pelo ministro-general Augusto Heleno, demonstram que esse arranjo é de alto risco.

Até então trunfo do governo, a fidelidade a promessas eleitorais não existe mais. Além de desqualificado para uma parcela crescente do país, Bolsonaro pode ser tachado de traidor em sua base.

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado de Davi Alcolumbre (esq.), presidente do Senado, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara, em videoconferência com governadores dos Estados - Marcos Corrêa - 21.mai.20/PR

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.