Vacina para o mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Países ricos, sentados em estoques de centenas de milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, ignoraram o alerta da Organização Mundial da Saúde sobre o fracasso moral da distribuição de imunizantes pelo mundo.

Nações como EUA, Israel, Uruguai, Hungria e Alemanha decidiram usar as vacinas de que dispõem para imunizar crianças e adolescentes ou para aplicar uma dose de reforço em quem já tem o esquema vacinal completo —enquanto uma grande parcela dos adultos do mundo ainda não está imunizada.

Como se sabe, a vacinação é um ato coletivo —e, em se tratando de uma pandemia, um ato global. Não se elimina a doença apenas aumentando a proteção individual; é necessário que a cobertura alcance um percentual da população suficiente para que o patógeno enfrente dificuldade para infectar novas vítimas e vá se tornando raro.

Espalhando-se rapidamente pelo planeta, o Sars-CoV-2 demonstrou que não respeita fronteiras. Dispondo de condições para proliferar em parte dos países, continuará a se desdobrar em novas variantes, como as cepas já batizadas de alfa a delta —e outras que podem vir a escapar aos imunizantes.

Países ricos doaram até agora pouco mais de 100 milhões de doses ao consórcio Covax Facility, que pretende tornar mais igualitária a distribuição no mundo, e prometem que o número ultrapassará 600 milhões até o final de 2022.

Outras transferências foram feitas diretamente a nações pobres, mas as cifras permanecem muito distantes das 11 bilhões de doses que a OMS estima serem necessárias para imunizar 70% da população mundial —e proteger, de fato, ricos e pobres da Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.