Ingleses ficam perto de dominar a Europa

Clubes do país encaminham vaga nas semis da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Nunca um país europeu esteve tão próximo de encerrar a hegemonia da Espanha nos principais torneios de clubes do Velho Continente. Com a Liga dos Campeões e a Liga Europa se afunilando, a Inglaterra segue com amplo terreno nas duas competições e pode encerrar a temporada com uma taça que não vê desde 2012/13, quando o Chelsea triunfou na Liga Europa —no ano anterior, havia vencido o principal campeonato europeu.

Desde então, os espanhóis dominaram. Na Liga dos Campeões, exceto pelo título do Bayern de Munique, em 2012/13, o Real Madrid levantou quatro taças (é o atual tricampeão) e o Barcelona, uma. Assim, a Espanha disparou entre os campeões do maior campeonato continental interclubes, com 18 taças, seguida por Itália e Inglaterra, com 12 cada uma.

Aaron Ramsey completa para a rede do goleiro Meret, do Napoli, e abre o placar para o Arsenal na vitória dos ingleses no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa
Aaron Ramsey completa para a rede do goleiro Meret, do Napoli, e abre o placar para o Arsenal na vitória dos ingleses no jogo de ida das quartas de final da Liga Europa - Ben Stansall/AFP

Com o time merengue fora da disputa, os ingleses têm quatro times entre os oito classificados às quartas de final. O duelo entre Tottenham e Manchester City já garante um time inglês nas semifinais —os londrinos venceram por 1 a 0 na ida. Já o Liverpool também encaminhou a vaga com um bom triunfo por 2 a 0 sobre o Porto. Só o Manchester United perdeu em casa para o Barcelona, por 1 a 0, e terá a dura missão de reverter o placar na Catalunha. O outro duelo é entre a italiana Juventus e o holandês Ajax.

Na Liga Europa, Arsenal e Chelsea estão mais perto das semifinais. Nesta quinta-feira (11), no principal jogo das quartas de final, o Arsenal derrotou o Napoli, da Itália, por 2 a 0, gols de Aaron Ramsey e Kalidou Koulibaly, contra, e ficou em situação confortável.

O Chelsea, por sua vez, bateu o Slavia Praga por 1 a 0, na República Tcheca, e só precisa empatar em casa para carimbar a vaga entre os quatro primeiros.

Nos outros jogos, o Benfica aplicou 4 a 2 no Eintracht Frankfurt, e o Valencia bateu o Villarreal por 3 a 1, fora de casa, no duelo espanhol.

Desde que o torneio mudou de nome, em 2009/10, Atlético de Madrid e Sevilla levaram seis canecos para a Espanha (três de cada um). No período, apenas os ingleses Chelsea e Manchester United e o português Porto-POR desafiaram o domínio espanhol —cada um faturou um troféu.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.