Descrição de chapéu Opinião

Claudinei Queiroz: Incerteza nas areias

São Paulo

Desde que o vôlei de praia se tornou olímpico, em Atlanta-1996, o Brasil sempre teve pelo menos uma dupla no masculino e outra no feminino consideradas favoritas aos títulos que disputava. Foi assim até os Jogos do Rio de Janeiro-2016, quando Alison e Bruno Schmidt conquistaram o ouro e Ágatha e Bárbara Seixas garantiram a prata.

No início deste ano, porém, houve uma revolução nas duplas nacionais, com vários jogadores mudando de parceiro, o que fez os projetos olímpicos começarem da estava zero, já que a corrida pela vaga em Tóquio-2020 começou dia 1º de junho de 2018 e vai até 28 de junho do ano que vem. 

Alison (à dir.) e Álvaro Filho comemoram a conquista da etapa de Kuala Lumpur, na Malásia, do Circuito Mundial de vôlei de praia, no último fim de semana
Alison (à dir.) e Álvaro Filho comemoram a conquista da etapa de Kuala Lumpur, na Malásia, do Circuito Mundial de vôlei de praia, no último fim de semana - Divulgação/FIVB

Assim, as novas parcerias terão de correr contra o tempo para encontrarem o melhor entrosamento e começar a conquistar os títulos das etapas do Circuito Mundial, para somar pontos no ranking que definirá as vagas olímpicas.

No masculino, quem saiu na frente foi a dupla Alison/Álvaro Filho, campeã na última etapa do Circuito Mundial, em Kuala Lumpur, na Malásia. No entanto, foi a primeira conquista do país depois de 35 etapas do circuito, contando 16 da temporada passada e 19 da atual. A última parceria a subir no lugar mais alto do pódio foi Oscar/Luciano, em junho de 2018, na Turquia. 

Outras duas duplas que devem despontar em breve são Evandro/Bruno Schmidt e Pedro Solberg/Vitor Felipe. Espero que as mudanças nos times dêem resultado rapidamente, já que é importante criar um bom ritmo de jogo antes da chegada da Olimpíada. 

No feminino, uma dupla de novatas está surpreendendo na temporada. Ana Patrícia (20 anos) e Rebecca (26 anos) já conquistaram três etapas: Qinzhou (CHN), The Hague (HOL) e Xiamen (CHN), além de uma prata em Yangzhou (CHN). Mas, além delas, outras parcerias já estão mais estruturadas e devem chegar fortes nas próximas etapas do circuito: Maria Elisa/Carol, Ágatha/Duda. As três equipes estão no top 10 do Ranking Mundial e em boa situação na disputa das vagas olímpicas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.