Bolsonaro contra o relógio

Rejeição ao governo avança a cada pesquisa

Com apenas oito meses no cargo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vê a rejeição ao seu governo avançar a cada nova rodada de pesquisa Datafolha.

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do vice presidente general Hamilton Mourão e do ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas, participa de cerimônia de entrega de medalhas do Mérito Mauá, no Clube Naval - Pedro Ladeira/Folhapress

A primeira delas, em abril, já não foi favorável: 30% dos brasileiros consideravam a sua gestão ruim ou péssima, números semelhantes aos que a estimavam como regular e ótima ou boa. Já era, logo no quarto mês, a pior avaliação de um presidente eleito em início de mandato desde Fernando Collor.

Em junho, houve um pequeno aumento na reprovação, de 30% para 33%. Mas o que poderia ter sido uma oscilação natural, dentro da margem de erro, revelou-se uma grande dor de cabeça para Bolsonaro. No final de agosto, a rejeição bateu os 38% —uma alta significativa.

Convenhamos que não se trata exatamente de uma surpresa. Bolsonaro tem insistido em arrumar confusões quase diárias e num comportamento que destoa do esperado de um presidente da República.

Há conflitos por todo lado: Judiciário, Congresso, bate-boca com o presidente da França, com ONGs ambientalistas e até com o cinema nacional.

É raro Bolsonaro não soltar alguma declaração constrangedora (para dizer o mínimo) ou adotar medidas descabidas. É por isso que não espanta que apenas 15% dos entrevistados julguem que o comportamento dele é compatível com o cargo que ocupa em todas as ocasiões —para 32%, isso não acontece nunca.

O governo toma decisões corretas na economia, mas está mal avaliado em saúde, educação e emprego, áreas sensíveis à população. Bolsonaro ainda tem 29% de apoiadores, e 45% acreditam que o governo vai melhorar. O importante agora é virar esse jogo o quanto antes. Tempo para isso ele tem de sobra.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.