Descrição de chapéu Opinião

Na Sobra: Fera à solta

O norueguês Erling Braut Haaland, 19 anos, é a mais nova sensação do futebol

São Paulo

De tempos em tempos aparece um jogador que logo é apontado como uma estrela mundial, que pode ser tão brilhante quanto Cristiano Ronaldo ou Messi. Caro leitor, costumo recomendar muita calma nessa hora. A nova sensação vem da Europa, mais especificamente o atacante norueguês Erling Braut Haaland.

O jogador de 19 anos só foi catapultado à condição de fenômeno pelo poder de transformação de quem se destaca da Liga dos Campeões da Europa. Faro de gol  ele mostrou que tem. Porém, se vai ser um craque é cedo para tamanha previsão. É necessário amadurecimento e muito mais quilometragem nos gramados.

Com 1,94m e 89 kg, o atacante Erling Braut Haaland surpreende com a agilidade com a bola nos pés e força no contato com os zagueiros; norueguês tem seis gols na Liga dos Campeões - Stringer - 23.out.19/AFP

Em três rodadas da fase de grupos do torneio europeu, Braut Haaland marcou seis gols e lidera sozinho a artilharia da competição. Jogador do Red Bull Salzburg, da Áustria, ele surpreendeu ao fazer três tentos na estreia da equipe, na goleada sobre Genk (BEL), em casa, por 6 a 2. Depois, o garoto anotou mais um na derrota, por 4 a 3, diante do Liverpool, na Inglaterra. Foram mais dois, mas o clube voltou a perder, em Salzburgo, na última quarta-feira (23), para o Napoli (ITA).

Antes desse início de goleador na Liga dos Campeões, o astro da Noruega chamou atenção no planeta bola em junho, no Mundial sub-20, disputado na Polônia. Na estreia contra Honduras, o jovem anotou nove gols na goleada por 12 a 0. Porém, acabou por aí. Derrotado por Uruguai e Nova Zelândia, o seu país não passou da fase de grupos.

Com 1,94 m e 89 kg, Braut Haaland não é só perigoso pelo alto. É com a sua canhota que ele vem dando muito trabalho aos goleiros. O seu porte atlético também ajuda. Engana-se quem acha que ele é um jogador lento. Ágil, o jovem cansou o zagueiro holandês Virgil van Dijk, do Liverpool, eleito melhor jogador europeu na última temporada.

Filho do ex-zagueiro Alfie Haaland, que atuou no Manchester City, o garoto, que nasceu em Leeds (ING), já tem várias propostas de clubes milionários, mas está propenso a seguir os passos do pai.

Luís André Rosa
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.