Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Olimpíada já tem data, mas não tem mundo definido

Pandemia do novo coronavírus mudará as prioridades do planeta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Seus filhos erravam cegos pelo continente, levavam pedras feito penitentes, erguendo estranhas catedrais... Alô, povão, agora é fé! O Comitê Olímpico Internacional anunciou que Tóquio-2020 será entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.

Da série “o que será o amanhã?”, o que o COI ainda não anunciou porque, como o restante da Terra redonda, não sabe é em que mundo rolará os Jogos Olímpicos.

Após o anúncio das novas datas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o relógio que faz a contagem regressiva voltou a funcionar, na estação de trem da capital japonesa
Após o anúncio das novas datas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o relógio que faz a contagem regressiva voltou a funcionar, na estação de trem da capital japonesa - Philip Fong/AFP

Pós-pandemia, qual o papel das bandeiras nacionais em um mundo cada vez mais globalizado, em que todos dependem de todos? Qual o tamanho do dinheiro que circulará no mundo e quanto dessa grana será empregada na indústria do esporte?

Com a concorrência da Eurocopa e de todo um calendário esportivo achatado pelo coronavírus, em que condições físicas e técnicas serão disputadas a Olimpíada? Quanto as pessoas, que são os patrões do Estado, estão dispostas a investir no esporte de alto rendimento, buscando medalhas, e quanto esses investimentos serão questionados, reprovados?

Será que a partir de agora, quando o mundo voltar a circular normalmente, a maioria do povo aprovaria como aprovou com larga maioria que o Brasil se candidatasse a sediar Olimpíada, Copa do Mundo e gastasse dinheiro em estruturas que atendessem as necessidades de COI e Fifa em detrimento de escolas, hospitais, moradia e transporte público?

Da série “o estandarte do sanatório geral vai passar”, não pule no esgoto nem escute as sandices da turma que, após tentar ensinar cristianismo ao papa, terraplanismo à Nasa, “nazismo de esquerda” à Alemanha e Pink Floyd a Roger Waters, acha que tem capacidade de ensinar à OMS a melhor maneira de combater a pandemia do coronavírus combatendo ciência com achismo ignorante e criminoso.

Se puder, fique em casa, proteja você, quem você ama e toda a sociedade. Vai passar!

José Saramago: “A lucidez é um luxo que nem todos se podem permitir”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.