Descrição de chapéu Centro

Passageiro cai no trilho e condutora do metrô de SP freia em cima

Vídeo mostra usuário em desespero, mas passageiro consegue se salvar

São Paulo

Um homem de aproximadamente 30 anos caiu neste domingo (17) nos trilhos da estação São Joaquim (região central), na linha 1-azul do metrô, mas conseguiu ser resgatado com vida. A ação rápida dos demais passageiros, que acenaram para as câmeras de vigilância, foi fundamental para evitar a tragédia. A plataforma não tem porta antiqueda.

Um homem que caiu nos trilhos da estação São Joaquim, na linha 1-azul do metrô e quase foi atropelado. Ocorreu neste domingo - Reprodução Facebook

O incidente ocorreu às 6h28. Segundo testemunhas, o homem caiu nos trilhos da plataforma em direção ao Tucuruvi (zona norte) por motivo ainda desconhecido. Rapidamente, os demais passageiros passaram a balançar as mãos para as câmeras indicando o que havia ocorrido. O funcionário da estação São Joaquim teria cortado o fornecimento de energia dos trilhos para evitar que o rapaz fosse eletrocutado. Também acionou a condutora do trem L40, que reduziu a velocidade da composição.

O auxiliar de logística Renan Henrik do Vale, 25 anos, voltava do trabalho e filmou o rapaz nos trilhos, o desespero dos demais passageiros e a aproximação do trem. Em um primeiro momento, por causa dos cabelos, ele achou que se tratava de uma mulher. “Tenho o costume de colocar o fone de ouvido, mas escutei um barulho e vi que o pessoal estava agitado, bastante apavorado. Todo mundo achou que iria acontecer uma tragédia. Foi assustador”, afirma.

Segundo Vale, o alívio veio quando o rapaz conseguiu sair de debaixo da cabine do trem. Além da baixa velocidade da composição, o que colaborou para evitar a tragédia foi o fato de a vítima da queda ter permanecido imóvel, deitada entre as duas estruturas de concreto que sustentam os trilhos. Aninhado ali, ele conseguiu sobreviver. “Ele começou a se mexer, foi engatinhando e saiu vivo. Foi um alívio”, diz Vale.

Resposta

Segundo o Metrô, os agentes de segurança conseguiram retirar a pessoa do local, prestaram o atendimento necessário, encaminharam para o pronto-socorro vergueiro. A companhia afirma que a vítima da queda teve apenas um leve ferimento.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, sob a gestão de João Doria (PSDB), reforça a importância do “cuidado do cidadão com o outro e ressalta que a competência da equipe do Metrô, que é treinada para situações como essa, foi fundamental para o salvamento”.

Questionado sobre a instalação de portas antiqueda, que poderiam ter evitado o incidente, o Metrô afirmou que já contratou a instalação das portas automáticas de segurança em todas as estações e os trabalhos estão na fase de elaboração dos estudos para o reforço das plataformas que receberão os equipamentos.

“Todas as estações deverão ter as portas até 2023. Pedimos que todo passageiro que identificar atos ou gestos que possam colocar em risco a segurança do cidadão procure imediatamente um funcionário”, afirmou, em nota.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.