Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Magia de 1982 é goleada pela tricampeã de 1970

São Paulo

Pra frente, Brasil, salve a seleção... Alô, povão, agora é fé! Se houve empate por 6 a 6 no confronto direto posição por posição entre as seleções de 1982 e de 1994 na análise da coluna (na minha memória, fico com 1982), a seleção de 1970 ganha com folga no “1 a 1” em relação à de Telê, apesar do equilíbrio em algumas funções.

Goleiro: Félix e Waldir Peres tiveram carreiras vitoriosas em seus clubes, mas foram contestados na seleção. Pela atuação no 1 a 0 contra a Inglaterra, jogo marcado pela antológica defesa de Banks em cabeçada de Pelé, voto no tricampeão.

O atacante Jairzinho é carregado por torcedores após a seleção brasileira vencer a Itália na final da Copa do Mundo de 1970
O atacante Jairzinho é carregado por torcedores no estádio Jalisco, no México, após a vitória brasileira sobre a Itália na final da Copa do Mundo de 1970 - 21.jun.70/AFP

Lateral direito: O “Capita” fechou a campanha mágica com o golaço na final contra a Itália e, por isso, no desempate, leva, mas Leandro foi um monstro.

Zaga: Oscar e Luizinho foram muito superiores ao Brito e ao (volante improvisado) Piazza.

Lateral esquerdo: Júnior foi um craque, inclusive na lateral esquerda, superior a Everaldo.

Volantes: Com o perdão de usar o termo “volante” para cracaços como Cerezo, Falcão, Clodolado e Gerson, minha dupla seria Falcão e Gerson.

Meias: Sócrates e Zico são cracaços incontestáveis, mas Pelé é de outro planeta e o que Rivellino jogou em 1970, apesar de minha idolatria e simpatia pessoal maior pelo Doutor Sócrates, é uma insanidade.

Atacantes: Até Chulapa e Eder, acredito, votariam em Jairzinho e Tostão.

Por mais que Telê Santana, no conjunto da obra, tenha sido um dos maiores treinadores da história, a Copa de 1970 talvez seja a única em que o futebol brasileiro estava taticamente à frente do seu tempo.

Ficamos assim: 8 a 4 para 1970, com Félix; Carlos Alberto, Oscar, Luizinho e Júnior; Falcão, Gerson, Pelé e Rivellino; Jairzinho e Tostão. Técnico: Zagallo.

Nelson Rodrigues: “Toda coerência é, no mínimo, suspeita”.

Na transmissão ao vivo de hoje, às 16h (horário da ZL), na página facebook.com/blogdovitao, detalharemos as duas seleções. E ainda tem palinha musical de sucesso de Eliana de Lima.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.