Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Vida eterna à centenária Portuguesa de Desportos

São Paulo

É uma casa portuguesa, com certeza, é, com certeza, uma casa portuguesa... Alô, povão, agora é fé! O complemento da insana 2ª rodada do CovidãoBR-20 que me perdoe, mas hoje, democraticamente, meu coração 100% antisalazarista exige que o espaço seja rubro-verde!

Lamento, sinceramente, que a equipe não tenha calendário nacional e não esteja envolvida em embates de elite para que eu tivesse o orgulho e a oportunidade de elogiar, criticar e comentar os jogos da equipe, mas hoje vou deixar as cornetas de lado! Filho e neto de trasmontanos que sou, só quero agradecer a Portuguesa pelas memórias, lembranças e relevância no desporto nacional.

O presidente da Portuguesa, Antônio Carlos Castanheira, em sua sala no Canindé; cartola espera colocar a Lusa de volta à elite do Paulista
O presidente da Portuguesa, Antônio Carlos Castanheira, em sua sala no Canindé; como presente no centenário, cartola espera colocar a Lusa de volta à elite do Campeonato Paulista - Zanone Fraissat - 6.jan.20/Folhapress

Não existe ex-clássico! Fundada em 14 de agosto de 1920, a Portuguesa faz parte da grande família dos grandes clubes brasileiros centenários e não faço favor nenhum em dar visibilidade ao time dos meus egrégios e saudosos avós Damião e Adélia, padrinho Zé Luís, primo Alexandre e grande elenco! E hoje defendida, no sub-17, pelo meu goleiro-afilhado Marcelo Luz!

Que a geração do Marcelo continue a luz da jornada centenária e recoloque a Portuguesa sob os holofotes nacionais e além-mar! Que a Lusa se inspire na história de superação do maestro João Carlos Martins, o embaixador do centenário, e volte a encantar os seus torcedores e merecer aplausos de todos os outros!

Que o presidente Castanheira ressuscite, com apoio de toda a desunida coletividade verde-encarnada, a base! Que a prata da casa, que já deu Dener ao mundo, volte a ser solução para as sofridas contas do clube e, ora, pois, também para a atual pobreza técnica do futebol.

Parabéns, Portuguesa!

*

Parabéns, Portugal, pela forma que está combatendo a pandemia. Por isso, foi escolhido como o país-sede da fase decisiva da Liga dos Campeões da Europa.

Por aqui, continuamos empilhando cadáveres da “gripezinha” aos milhares. Subnotificações à parte, com os 1.301 óbitos de ontem, o placar é de 105.564 mortos, talkey!

Camões: “A verdadeira afeição na longa ausência se prova”.

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Simeone

Se colocou o Atlético entre os grandes, também é verdade que o clube de Madri estacionou por limitação do argentino. Só o fato de João Félix (que sofreu e fez o pênalti) ter ficado no banco já é motivo para bilhete azul. O Leipzig mereceu o 2 a 1 e vai dar trabalho ao PSG na semi da Liga dos Campeões. Palpite: Barça 1 x 2 Bayern.

Fortaleza

Com um gol solitário de Daniel Alves no fim da primeira etapa, deu São Paulo, 1 a 0, em jogo fraco no Morumbi. Rogério Ceni, que, em 2019, deu a sua parcela de participação à degola cruzeirense, vai ter trabalho para manter o Fortaleza na elite. Palpites do CovidãoBR: Timão 0 x 1 Grêmio, Palmeiras 2 x 0 Goiás e Coritiba 0 x 0 Flamengo.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.