Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Vítimas do VARtebol fingem normalidade e tocam a vida

São Paulo

São os homens e eu aqui parado de pijama, eu não gosto de passar vexame, chame, chame, chame, chame o ladrão, chame o ladrão... Alô, povão, agora é fé! Para desmoralizar o lixo do VAR em todo o planeta bola, a armagedônica Fifa (uma CBF tamanho mundo) proibiu a divulgação do áudio entre o soprador de apito encarnado e a turma gigante que trabalha na operação do circo eletrônico.

Parabéns à Fifa! Em um momento em que vira-latas pós-modernos gritam que o VAR é um lixo só no Brasil, a entidade máxima do futebol, de forma democrática, universaliza a picaretagem ao proibir que as transmissões disponibilizem as conversas entre a equipe de arbitragem durante os jogos. Se fosse séria, a Fifa não proibiria e ainda obrigaria a veiculação de todos os áudios, todas as imagens e daria publicidade a 100% dos processos que levam às tomadas de decisões!

Ora, se alguém, de muita fé, tinha a crença que o bagulho era sério e que veio para trazer “justiça” ao futebol, a Fifa acabou com a palhaçada e escancarou que o objetivo do VAR não é moralizar nem minimizar erros.

O juiz espanhol Carlos del Cerro Grande consulta ao árbitro de vídeo na partida Inter de Milão e Bayer Leverkusen pela Liga Europa
O juiz espanhol Carlos del Cerro Grande consulta ao árbitro de vídeo na partida Inter de Milão e Bayer Leverkusen pela Liga Europa; Fifa proíbe a divulgação dos áudios das conversas entre os juízes - Martin Meissner - 10.ago.20/AFP

Se o torcedor tem todos os motivos para desconfiar que o lixo do VAR é usado para encontrar pelo em ovo e influenciar nos resultados, a Fifa dá eco a todas as teorias da conspiração ao oficializar a censura. O que precisam tanto esconder?

No mais, não é de hoje que o VAR é um lixo. Lembremos que ele mudou a história da última Copa do Mundo com decisões absurdas e esdrúxulas, incluindo na decisão vencida pela França.

Que a Fifa e as otoridades queiram camuflar como as coisas funcionem é lamentável, mas compreensível. Muito pior é o comportamento dos clubes e do respeitável público que continuam aceitando essa palhaçada passivamente enquanto a alma do futebol é assassinada. Lembram os músicos do Titanic, tocando a vida enquanto o futebol naufraga!

*

Eduardo Galeano: “A justiça é como as serpentes. Só morde os descalços”.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Tiago Rock´n´Roll Nunes

O técnico (que, de forma preguiçosa e covarde, jogou dois meses no lixo após assumir o time só neste ano) pede 40 jogos para o time mostrar evolução. O que o perdido ele não explica é por que o Timão não para de involuir e foi ultrapassado na tabela até pelo ex-lanterna Sport do recém-contratado Jair Ventura!

Leandro Carvalho

Guilherme Nunes deu o 1 a 0 para Diego Rosa e assinou o 2 a 0 para a Lusa, mas aí o soprador de apito Leandro Carvalho inventou dois “pênaltis” para o XV de Piracicaba, que igualou com batidas de Daniel Costa, que ainda fez o terceiro do Nhô-Quim. A decisão de quem avança à semi da A-2 do Paulista ficou para segunda.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.