Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Camisa 12 na torcida com Basílio

Meu maloca, minha vida, minha história, meu amor

São Paulo

10 de dezembro de 2008. No sufoco, sofrido e correndo à paulistano, Basílio reencarnou com duas voltas do cordão umbilical no pescoço e já nasceu corinthiano roxo e gritando como um louco. A cesárea estava programada para o dia 16, aniversário da conquista nacional de 1990 e que, quatro anos depois, seria a data do bi mundial.

12 de dezembro de 2008. Trazido do berçário da Pró-Matre ao quarto para mamar, Basílio assiste, pela TV de tubo, à apresentação de Ronaldo Fenômeno na Fazendinha. Pela concentração, parecia saber que ali, meses depois (30 de maio de 2009), seria batizado na capela São Jorge, na presença do xará autor do gol mais importante da história.

Charge da coluna caneladas do vitão de 12 de dezembro
Claudio Oliveira

Antes, em 25 de janeiro de 2009, no 46º dia de vida, o primeiro título, a Copinha, é festejado pela TV, em Caraguá, no colo do vô Viriato. Antes do primeiro ano de vida, Basa ainda comemoraria o Paulista (invicto, em 3 de maio) em cima do Santos de Neymar e o tri da Copa do Brasil (1º de julho) sobre o Inter, conquista eternizada em DVD.

1º de setembro de 2010. Como foi a invasão ao Rio, em 1976, e seria, em 2012, ao Japão, festa única da Fiel no Anhangabaú.

4 de dezembro 2011. O hexa brasileiro veio no 0 a 0 com o Palmeiras na mesma data que Sócrates desencarnou. Dia de festejar e aprender democracia.

2012. 4 de julho. Cala-boca continental nos antis. 16 de dezembro. Bi mundial, Basílio arranca da ZL, pelo telefone, lágrimas do pai, trabalhando no estádio, em Yokohama.

2013. Ano fraco para a crítica. Basa comemorou paulista, em 19 de maio, em cima do Santos do padrinho João, e Recopa, em 17 de julho, sobre o freguês São Paulo da vó Dolores.

2015. O melhor Timão que Basílio viu passeou e sobrou nos pontozzz corridozzz.

2017. 40 anos depois do título de 1977, Corinthians volta a ser campeão paulista em cima da Ponte Preta, em 7 de maio. E Basa pisa o gramado junto com o time, de mãos dadas com Jô. No mesmo ano, o Timão foi hepta no turno-returno já no turno.

8 de abril 2018 eterno. Em sua única vez no Allianz, viu de camarote, na companhia da mãe Lays e dos primos Fred e Teco, todos maloqueiros convidados pelo tio palmeirense Paulo, a deliciosa conquista.
2019. Como em 100% dos mata-matas decisivos entre Corinthians e São Paulo neste milênio, deu Timão na final paulista, em 21 de abril.

*

Vitor Guedes: "Basa, te amo, seu animal de teta!"

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.