Com gol de Tchê Tchê, Tricolor arranca empate e mantém a liderança

Diferença para o Internacional, segundo colocado e rival na próxima rodada, cai para um ponto

São Paulo

O São Paulo visitou o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, neste domingo (17), saiu atrás no placar, mas conseguiu buscar o empate por 1 a 1. Com o ponto conquistado em solo paranaense, o time paulista permanece na liderança do Campeonato Brasileiro.

Agora a equipe do Morumbi soma 57 pontos. Segundo colocado, o Inter subiu para 56 pontos ao derrotar, por 4 a 2, o Fortaleza, no Beira-Rio. Na próxima quarta-feira (20), o Tricolor receberá o Colorado, no Morumbi.

Já o Atlético-MG chegou a 53 pontos ao bater, em casa, o Atlético-GO por 3 a 1. O Galo ainda possui uma partida a menos e pode diminuir a diferença para um ponto caso vença o Santos dia 26, em Minas Gerais.

Tchê Tchê comemora com Daniel Alves o seu gol
Autor do gol de empate do São Paulo, Tchê Tchê (à esq.) é cumprimentado por Daniel Alves na partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba - Rubens Chiri/saopaulofc.net

A aproximação dos rivais na briga pelo título preocupa a torcida, já que o São Paulo chegou ao terceiro jogo seguido sem vencer no Nacional. Antes perdeu para Santos e Bragantino.

Contra o Athletico-PR, o São Paulo também fez um primeiro tempo preocupante. O técnico Fernando Diniz iniciou a partida com Tchê Tchê na vaga de Luciano, o único desfalque do time titular, que ainda se recupera de lesão. A função dele diante do Furacão foi diferente da que desempenhou contra o Atlético-MG, por exemplo, quando na ocasião, ele atuou mais adiantado.

Em Curitiba, Tchê Tchê era o responsável por buscar a pelota entre os zagueiros para dar suporte na saída de bola. Daniel Alves, que geralmente costuma fazer esse papel, jogou mais adiantado e com liberdade para flutuar entre as linhas defensivas do adversário.

Já os paranaenses fizeram um jogo de paciência em que abdicaram de ter a posse de bola para jogar no erro dos paulistas. A partida seguiu sem emoção e com poucas chances de gol, até que o erro esperado pelos mandantes aconteceu.

Aos 38min, Gabriel Sara errou passe no meio-campo, armou contragolpe e não conseguiu ajudar na recomposição defensiva. Sara perdeu na corrida para Kayser e o deixou livre para finalizar, após cruzamento feito por Carlos Eduardo.

Já na volta do intervalo, Fernando Diniz tirou Bruno Alves e levou a campo Vitor Bueno. Recuou Luan para zaga e o time melhorou.

A atitude, ao menos, era diferente. O toque de bola sem finalidade para os lados parou e o São Paulo procurou mais o gol. Com lançamentos em profundidade e jogadas de linha de fundo, a equipe conseguiu criar.

Brenner, aos 6min, e Sara, aos 9min, perderam boas chances de igualar. Aos 15min, a rede balançou: Tchê Tchê arriscou chute de fora da área, que contou com um leve desvio na marcação, e surpreendeu Santos.

Parecia que o Tricolor finalmente havia acordado, mas após o gol, o time diminuiu o ritmo. Afrouxou a marcação alta após a perda de bola no ataque e passou a sofrer com contragolpes. Em um deles, Tiago Volpi trabalhou bem em chute de Christian, aos 21min.

A segunda substituição de Diniz ocorreu aos 30min: Pablo entrou na vaga de um apagado Igor Gomes. Seis minutos depois foi a vez de Gabriel Sara dar lugar a Carneiro. Nenhuma das duas mudanças mudou a atitude e a forma do time se portar.

A última chance veio em cabeçada de Carneiro, nos acréscimos. Mas o gol não saiu, a vitória não veio e a ponta, embora mantida, anda cada vez mais ameaçada.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.