Descrição de chapéu Zona Norte

Moradores da zona norte de SP procuram Ministério Público para transformar garagem de ônibus em parque

Eles fizeram um abaixo assinado com mais de 5.000 assinaturas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público de São Paulo analisa uma denúncia de moradores da zona norte da capital em relação à construção de uma garagem de ônibus no terreno de um antigo centro esportivo e cultural. Os moradores reivindicam a conservação da área, localizada na avenida Ordem e Progresso, e alegam que a implementação do pátio de ônibus pode trazer alagamentos e poluição para a região, além da retirada de árvores nativas.

Antiga sede da Associação Atlética Matarazzo, o terreno fica localizado próximo à ponte do Limão e foi vendido para a Viação Pássaro Marron em um leilão público. O projeto de construção da garagem de ônibus no local fez com que os moradores da região dos bairros da Casa Verde e do Limão acionassem o MP-SP.

Um inquérito civil instaurado em fevereiro solicitou a "análise de aspectos e impactos urbanísticos do projeto". Segundo o documento, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital considerou que não havia questões ambientais ou relacionadas à preservação do patrimônio histórico e cultural do local.

No entanto, segundo os moradores, o terreno contava com árvores nativas e uma estrutura de esporte e lazer que poderia ser aproveitada pela comunidade. "É uma área que tinha árvores centenárias e agora não tem mais, porque foram cortadas e derrubadas", relata João Moreirão, 64, morador da região e coordenador do Conselho Participativo Municipal.

Terreno onde era localizada a antiga Sociedade Atlética Matarazzo, na zona norte de SP - Ronny Santos/Folhapress

Em um memorando endereçado ao representante do MP-SP, a representação jurídica dos moradores aponta que, antes de 2014, a área era considerada uma Zona de Proteção Ambiental (Zepam). O documento, assinado pelo advogado Sdepan Bogosian Neto, afirma que a área teria sido demarcada para a criação de um parque, o Parque Matarazzo.

"A população reivindicava à prefeitura que ali fosse um parque público e que a administração restaurasse o teatro e o auditório, já que não temos grandes equipamentos culturais na região", diz João Moreirão. Ele acrescenta que, na elaboração da lei do zoneamento decorrente do Plano Diretor, a área passou a ser considerada Zona de Desenvolvimento Econômico 2 (ZDE-2).

Ainda segundo o coordenador do Conselho Participativo Municipal, alagamentos são comuns na avenida Ordem e Progresso. Moreirão defende que a instalação da garagem vai diminuir a permeabilidade que era oferecida pela área verde do terreno e intensificar enchentes no local.

A aposentada Marisa Rossetto, 64, diz estar preocupada com a poluição atmosférica na região, uma vez que as árvores serão derrubadas para dar lugar a um espaço de trânsito de ônibus. "Aqui temos idosos, crianças, cadeirantes. Seria bom aproveitar que não temos áreas verdes na região e fazer um complexo para a comunidade", argumenta.

Ela criou um abaixo-assinado pedindo a instalação de um parque no local. A petição online tem mais de 1.300 apoiadores e Marisa conseguiu coletar outras cerca de 5.000 assinaturas pessoalmente, percorrendo eventos, bares e restaurantes da região.

Agora, o inquérito civil aguarda um parecer técnico, que vai analisar o projeto de empreendimento e sua adequação à legislação municipal. Segundo o MP-SP, o laudo deve ser entregue nas próximas semanas, para que, então, seja possível avaliar quais as providências são cabíveis no caso.

Resposta

O imóvel da avenida Ordem e Progresso foi adquirido pela Viação Pássaro Marron em 2011 para a construção de um centro administrativo da empresa e uma garagem de ônibus, pontua Paulo Figueira, coordenador do projeto de implantação no terreno.

"Uma parte [do terreno] é para garagem de ônibus, mas uma boa parte, que vai alocar uma quantidade de empregos grande, é o centro administrativo. A grande função do imóvel é ter um centro administrativo gerindo as operações da empresa", explica.

Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Coordenadoria de Edificação de Uso Comercial e Industrial (COMIN), informou que, para aprovação do empreendimento, foram emitidos diversos documentos que tratam de questões ambientais, como pareceres técnicos, termo de compromisso ambiental e licença ambiental de instalação. O Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova foi concedido pela Prefeitura em 13 de janeiro de 2021.

"A Prefeitura é muito criteriosa nisso e tomou todos os cuidados para atender todas as necessidades e peculiaridades de um empreendimento deste tamanho", diz Figueira.

Segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em 2016, foi celebrado um termo de compensação ambiental (TCA), de acordo com a legislação vigente, que autorizou o corte de 120 árvores: 100 exóticas, com a contrapartida do plantio de 180 mudas no interior do terreno, mais 17 na calçada e 14 no estacionamento.

Outras 553 mudas também deverão ser plantadas de forma compensatória em obras de parques. "A Secretaria do Verde indicará a maneira de compensar e temos que atender ao que nos for imputado", argumenta o coordenador do projeto da Pássaro Marron.

Em relação à preocupação dos moradores quanto a alagamentos, de acordo com Figueira, a Prefeitura de São Paulo requisitou a implementação de 72 metros quadrados de jardins de chuva, que filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície.

"A premissa do Plano Diretor no imóvel da Ordem e Progresso é de Zona de Desenvolvimento Econômico e não de um parque", comenta. "Estamos atendendo ao que a prefeitura hoje indica ao imóvel."

Sobre a demanda dos moradores por espaços de lazer na região, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa que conta com um Centro Esportivo, de administração direta na região. O Centro Esportivo Casa Verde fica localizado na rua Armando Coelho Silva, 775.

"Além disso, existem mais dois Clubes da Comunidade (CDC's) na região: o CDC Vila Palmeiras localizado na avenida Inajar de Souza nº 1.000 e o CDC Vila Nova Cachoeirinha, localizado rua Victor Roger, nº 35", complementa nota da administração municipal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.