Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Futebol sempre vai pertencer aos torcedores dos clubes!

Torcida do Manchester United enfrenta o sistema com coragem

São Paulo

Arte popular do nosso chão, é o povo que produz o show e assina a direção... Alô, povão, agora é fé! O lixo elitista, canalha, amoral, egoísta e antidesportivo da natimorta Superliga ressuscitou o espírito democrático, operário e inclusivo dos verdadeiros donos do futebol, os torcedores! E neste domingo (1º) foi a vez de a massa do Manchester United enfrentar o sistema com coragem e adiar na marra o confronto com o Liverpool.

Com transmissão programada para o mundo inteiro, o maior clássico da Inglaterra (que confirmaria matematicamente o título inglês do Manchester City no caso de o United não vencer) não rolou pelo ato corajoso e necessário dos torcedores dos Diabos Vermelhos, que invadiram o estádio e deixaram claro que futebol não é a casa de ninguém! E que mudanças e decisões que afetam os torcedores precisam ser debatidas e aceitas pela coletividade! O dinheiro pode muito, mas não pode tudo! Basta!

Torcedores do Manchester United invadem o estádio Old Trafford e protestam contra os proprietários do clube
Torcedores do Manchester United invadem o estádio Old Trafford e protestam contra os proprietários do clube - Oli Scarff/AFP

Maiores campeões e donos das duas maiores torcidas inglesas, os poderosos e riquíssimos Manchester United e Liverpool (popularíssimos também fora da Inglaterra) são o que são pela paixão, admiração e atenção que despertam mundo afora. Vale para Real Madrid, Barcelona... À vera, todo grande time de qualquer parte do mundo vale o que vale para as pessoas!

Os donos das equipes e do negócio podem entender de grana, mas não entendem absolutamente nada de futebol, esporte que, até para fazer dinheiro, nunca pode ser tratado apenas como um negócio!

Que os protestos em Old Trafford não sejam atos isolados e que sirvam para reconquistar o futebol para nós, torcedores de todos os clubes, de todos os continentes. Violenta é a sede inesgotável do sistema por mais dinheiro, essa gente que quer a paz da manutenção da ordem que mantém a injustiça do mesmo jeito que está!

Viva o torcedor de futebol!

Eduardo Galeano: "Temos, há muito tempo, guardado dentro de nós um silêncio bastante parecido com estupidez."

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao"

CovidãoSP

Depois de despachar o Palmeiras no Allianz Parque com autoridade e superioridade, a Internacional de Limeira vai consolidar a vice-liderança do Grupo A e se qualificar para ser o adversário corinthiano nas quartas de final do Paulista. Palpite: Inter de Limeira 2 x 0 São Caetano, Mirassol 2 x 1 Ferroviária e Botafogo 1 x 0 São Bento.

Hamilton

O maior piloto da história venceu o duelo com Max Verstappen, conquistou a sua 97ª vitória e manteve-se na liderança do mundial de Fórmula 1. Ao contrário do discurso de covardes e cúmplices, esporte não é algo isolado e a vitória de Lewis Hamilton, para além do automobilismo, também é a vitória da luta antirracista!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.