Descrição de chapéu Opinião

A bola é um detalhe: Sim, claro, é vexame

Português Abel Ferreira aprendeu rapidamente a lógica palmeirense do "seu Paulistinha, meu Paulistão"

São Paulo

Os titulares Patrick de Paula, Raphael Veiga, Rony e Luiz Adriano foram os jogadores acionados por Abel Ferreira no segundo tempo da partida do Palmeiras contra a Inter de Limeira. No último lance, até o goleiro Weverton estava no ataque para evitar mais uma derrota verde em casa.

Não evitou. Aí, ao apito final, o que era obviamente importante se tornou subitamente desimportante. Foi com a arrogância e a imaturidade do “não queria mesmo” que Abel lidou com a virtual eliminação do campeão sul-americano no Campeonato Paulista.

O português entendeu rapidamente a lógica palmeirense do “seu Paulistinha, meu Paulistão”. Se o Verdão levanta a taça, “que momento!”. Se chupa o dedo, o torneio não tem valor.

Eliminado, Ferreira experimentou uma repentina crise de consciência e revelou: “Só hoje estou a admitir pela primeira vez que é uma competição única e exclusivamente para dar oportunidade aos mais novos”.

Por que, então, os chiliques sobre o calendário apertado? O que você achou, Abel, da atuação dos garotinhos Felipe Melo e Willian na derrota para a Inter?

O técnico estava tão preocupado em dar chance aos jovens que improvisou dois laterais e um volante na zaga. Tudo para não escalar o beque Henri, de 19 anos.

O volante Felipe Melo, de 37 anos, foi escalado por Abel Ferreira contra a Inter de Limeira; a formação inicial do Palmeiras tinha média de idade de 26,9 anos e jovens que já não estão em fase de testes, como Gabriel Menino e Wesley - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

A agenda saturada não é exclusividade do Palmeiras. Corinthians e São Paulo têm atuado com formações bem alternativas no Paulista e estão classificados.

Experimente, no entanto, chamar as coisas pelo nome. O ótimo comentarista Maurício Noriega o fez e está sendo massacrado por ter atestado o óbvio: é um vexame o dono da América do Sul cair na primeira fase do Estadual. Se é Paulistinha, mais vergonhoso ainda.

Mas boa parte da nação verde se vê imune a vexames. Abel, bem integrado à nova casa, chegou a celebrar a participação ridícula de seu time no Mundial, feliz por estar “entre os quatro melhores do mundo”.

Os vexames não apagam as glórias, eternas. É constrangedor, porém, o negacionismo do fracasso.

Marcos Guedes
Marcos Guedes

33 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e, como o homenageado deste espaço, Nelson Rodrigues, acha que há muito mais no jogo do que a bola, "um ínfimo, um ridículo detalhe". E-mail: marcos.guedes@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.