Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Democrático e eclético, futebol desmoraliza os exus-teóricos

Ganha-se, perde-se e empata-se das mais variadas maneiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nego véio, que foi que te deu? Me deu vontade de colar seu brinco, oi, de seis tira um, fica cinco... Alô, povão, agora é fé! O segredo do futebol é não ter segredo, regra nem fórmula matemática: seja na Liga dos Campeões, na Libertadores, no Paulistão ou na várzea, ganha-se, perde-se e empata-se das mais variadas maneiras.

Superofensivo, o Flamengo meteu 4 a 1 no La Calera com 55% de posse de bola e 22 finalizações a 3. O Palmeiras, com três zagueiros e só 37% de posse de bola, finalizou menos (12 a 17) e enfiou 5 a 0 no Del Valle.

Lionel Messi olha desconsolado enquanto os jogadores do Granada comemoram o gol da vitória sobre o Barcelona, em pleno Camp Nou
Lionel Messi olha desconsolado enquanto os jogadores do Granada comemoram o gol da vitória sobre o Barcelona, em pleno Camp Nou - Lluis Gene/AFP

O Fluminense, com os vovôs Nenê e Fred, está muito bem, obrigado, na Libertadores. O Corinthians fez sua melhor partida na temporada na Vila Belmiro, com a garotada da base.

Real Madrid, em uma temporada ruim, chegou à semifinal da Liga dos Campeões na força da camisa. O Manchester City, sem a mesma tradição, está perto da final pelo melhor futebol coletivo do continente. Seu adversário, o PSG, é muito mais a soma de boas individualidades que uma ideia de jogo bem azeitada.

Futebol é isso. É Romário (treinar pra quê?) decidindo, é o superatleta Cristiano Ronaldo destruindo; é Sócrates, democracia, é família Scolari concentrada; ganha-se com a segurança defensiva de Parreira, conquista-se com todos os craques do Zagallo; perde-se encantando como o Brasil de Telê e jogando emburrado como a seleção de Dunga.

O Barcelona, que tinha 25 vitórias em 25 jogos no retrospecto em casa com o Granada, perdeu o 26º por 2 a 1, de virada e, com isso, desperdiçou a chance de assumir a liderança do Espanhol. O goleiro do Barça não fez NENHUMA defesa. O Granada (18% de posse de bola) acertou duas de suas quatro finalizações no gol e fez dois gols.

Eu sou de humanas: o mais belo do futebol é que, para o desespero dos exus-Pitágoras, ele não tem nada a ver com matemática nem estática.

Pitágoras: "O princípio é a metade do tudo".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao.

Mata-mata
A estratégia do desgoverno genocida (encabeçado por um lunático que trata a pandemia por "gripezinha") de abrir mão de vacinas e apostar na cloroquina resultou em mais de 400 mil MORTES, ou, na gíria bandida de milicianos, 401.417 "CPFs cancelados". Nunca foi uma escolha difícil! Essa culpa eu não carrego! Viva a memória!

CovidãoSP
Com 0% e desenganado na Libertadores após duas derrotas, sem técnico após a saída de Ariel Holan, desgastado pela maratona e enfraquecido pela perda de Soteldo e pela péssima fase de Marinho, o Peixe joga a vida no Paulistão, em Bragança, contra o favorito Bragantino. Palpite de amanhã: Bragantino 1 x 0 Santos.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.