Moço, não se esqueça que o negro também construiu, as riquezas do nosso Brasil... Alô, povão, agora é fé! O branco Danilo Avelar, que ofendeu de forma racista um adversário em partida de videogame (CSGO) chamando-o, literalmente, de "[sic] fih de rapariga preta", não joga mais pelo Corinthians!
Antes tarde do que nunca: oito horas após anunciar no Twitter oficial do clube (10h40) que estava "apurando os fatos e o contexto", a diretoria comunicou (18h40) contato com Avelar para "formalizar as medidas cabíveis para encerramento do vínculo"!
Rescisão era a única medida possível. É preciso registrar que a mesma direção foi ágil em anunciar multa ao negro Jô por usar chuteira verde logo após o 0 a 0 na Bahia! Sim, usar verde ("azul-turquesa" é a cloaca da galinha pintadinha e o lóbulo da Smurfete!) no Corinthians é um absurdo e não são rivais nem críticos pós-modernos que vão dizer o que a Fiel tem de tolerar, mas a atitude de Jô, que desrespeitou a torcida, não configura crime, não ofende racialmente ninguém nem envergonha torcedores antirracistas do Timão e de qualquer outro clube!
O caso de Avelar é completamente diferente e não há qualquer grau de comparação: não foi um erro clubístico ou cromático, é um crime humanitário! Não há contexto: racismo é inaceitável em qualquer lugar! Se a cor verde não é nem deve ser aceita no Corinthians, racismo é inaceitável em qualquer ambiente do planeta!
Independentemente dos termos legais e da nomenclatura, se é ou não de justa causa, se é racismo ou injúria racial, o clube demorou, mas acertou!
Se a Fiel erra quando é violenta e ameaça, como na manifestação do último sábado, está de parabéns pela posição e cobrança. Não fosse a indignação nas redes, a chuteira verde de Jô (absurdo clubístico cromático) e a ofensa racista de Avelar passariam batido! Não passarão!
Malcom X: "Errado é errado, não importa quem o diz".
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!
Wladimir
Se Danilo Avelar mancha e envergonha a história alvinegra, o Corinthians tem em Wladimir, o maior lateral de sua história e símbolo da Democracia Corinthiana, o jogador que mais atuou (806) pelo clube. E com tantos corinthianos famosos, ricos e ilustres, quem sempre será a cara da Fiel é a saudosa negra Elisa!
Pretimão
Seguem duas (daria para formar dezenas) de seleções negras do Timão para o Avelar se informar. Dida; Zé Maria, Gil, Domingos da Guia e Wladimir; Rincón, Basílio e Paulinho; Edílson, Baltazar e Teleco. Técnico: Luxa. Tobias; Coelho, Célio Silva, Amaral e Kléber; Ezequiel, Vampeta, Elias e Jadson; Viola e Gil. Técnico: Basílio.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.