Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Cristiano Ronaldo 111 salva Portugal na bacia das almas

Deve ser insuportável a vida de quem seca o atacante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Heróis do mar, nobre povo, nação valente, imortal, levantai hoje de novo, o esplendor de Portugal... Alô, povão, agora é fé! Cristiano Ronaldo subiu sobre a Terra, sobre o mar e sobre a estupefata zaga irlandesa! Com um gol aos 44 minutos e outro ultrapassados os 50 minutos e os 5 minutos de acréscimos assinalados, CR111 assinou em duas vias a sofrida virada de 2 a 1 de Portugal, resultado que deixou a equipa na liderança do Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo do Qatar.

Sem camisa, Cristiano Ronaldo comemora o seu segundo gol, nos acréscimos, que deu a vitória a Portugal sobre a Irlanda, pelas eliminatórias da Copa do Qatar-22
Sem camisa, Cristiano Ronaldo comemora o seu segundo gol, nos acréscimos, que deu a vitória a Portugal sobre a Irlanda, pelas eliminatórias da Copa do Qatar-22 - Carlos Costa/AFP

Da série "não grita gol antes, p.", como deve ser insuportável a vida de quem seca Cristiano Ronaldo. Já tinham encomendado o traje de vilão para o craque (que perdeu um "pênalti" inventado pelo juiz e confirmado com muita demora pelo lixo interplanetário do VAR), mas quando até o empate já parecia distante, vieram duas cabeçadas de almanaque. Portugal, apesar do fraquíssimo treinador Fernando Santos, que transformou a melhor geração portuguesa em um time comum que joga de igual para igual em casa contra a baba Irlanda, vai se qualificar para o Mundial de 2022.

Aliás, a França, que, hoje, tem uma qualidade muito superior a Portugal e a qualquer outra seleção do planeta, é outra que também sofre com o excesso de pragmatismo no banco. O 1 a 1 em casa com a Bósnia sublinhou toda a limitação do comandante Didier Deschamps.

Voltemos a Portugal: no dia em que o Corinthians completou 111 anos, Cristiano Ronaldo, com dois gols que Baltazar Cabecinha de Ouro assinaria, chegou a 111 e se tornou o maior artilheiro de seleções. Que alegria dobrada, hein, trasmontano e corinthiano Viriato Guedes.

Tite, o maior técnico da história alvinegra e que foi mal na Copa da Rússia, também está feliz. Embora merecidamente cornetado, inclusive por este colunista, diversas vezes, o treinador brasileiro faria mais com os elencos de Portugal e França...

Saramago: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Corinthians 111
Cássio, Fagner, Chicão, Gamarra e Wladimir; Sócrates, Rivellino, Neto e Marcelinho; Ronaldo e Sheik é o Corinthians dos 111 anos eleitos pela Fiel. Senti falta de Zé Maria, Luizinho, Neco, Teleco... Hoje, às 19h, tem live com o Tomás Rosolino, co-autor de "Corinthian, A Mais Bela História do Futebol Mundial" no Canal Blog do Vitão.

Eliminatórias
Se o Brasil e a Argentina "cumprem tabela" e certamente estarão na Copa do Mundo do Qatar, os outros oito estão no bolo pelas vagas sul-americanas restantes e, à vera, não dá para cravar nada. Palpites: Chile 1 x 1 Brasil, Peru 1 x 0 Uruguai, Venezuela 0 x 1 Argentina, Equador 1 x 1 Paraguai e Bolívia 0 x 1 Colômbia.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.