Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: STJD não pode esperar conhecer rebaixados para julgar o Sport!

Leão da Ilha pode perder 17 pontos por uso irregular de Pedro Henrique

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sobre um tapete mágico eu vou cantando... Alô, povão, agora é fé! Antes da fétida presença do lixo do VAR, quem roubava sempre a cena nas retas finais dos Brasileiros era o tapetão clubista, bairrista, elitista e incoerente do STJD.

Nesta edição, há um caso posto: o zagueiro Pedro Henrique, que antes de fazer 4 jogos pelo Sport, participou 7 vezes pelo Inter (jogou 5 vezes e recebeu 2 amarelos no banco) e pode fazer o Sport perder 17 pontos, o que decretaria o rebaixamento dos pernambucanos.

O zagueiro Pedro Henrique, do Sport, cabeceia a bola em treino em Recife (PE); o Leão de Recife será julgado pelo STJD por ter usado o jogador de forma irregular
O zagueiro Pedro Henrique, do Sport, cabeceia a bola em treino em Recife (PE); o Leão de Recife será julgado pelo STJD por ter usado o jogador de forma irregular - Anderson Stevens/Sport Club do Recife/Divulgação

Embora eu seja radicalmente contrário que resultado de campo seja alterado no tapetão, não estou discutindo regulamento. O fato é: o julgamento tem de ser feito imediatamente (já deveria, aliás, ter ocorrido) para a decisão não ser empurrada com a barriga e só ser tomada quando já se souber quem se beneficiará ou se prejudicará com a perda ou manutenção dos pontos do Sport!

Grêmio e Santos são os gigantes mais ameaçados. Bahia e Ceará, clubes mais populares de seus estados, como é o Sport, também correm riscos. O Juventude, time pequeno do interior gaúcho, com muito menos apelo popular, também está na luta.

O nojento caso Héverton com H, que rebaixou a Portuguesa em 2013, está vivo na memória dos torcedores de todos os clubes, não só dos fãs da Lusa, do Flu e do Fla. E, hoje, a Lusa, que poderia estar na Série A ou B (quem é que sabe?), não tem nem sequer divisão e agoniza na Copa Paulista! Viva a memória!

Será péssimo para o que resta da credibilidade e da imagem do futebol brasileiro se a decisão de punir ou não o Sport só sair quando o circense tribunal souber quem salvará do descenso com a canetada... Mais ainda se, por coincidência, a decisão tomada salvar o time maior, com mais torcida e com mais peso político, e degolar o menor...

Está esperando o quê, STJD?

Friedrich Nietzsche: "Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Brasileiro de VARtebol
O Ceará cometeu a insanidade de trocar Guto Ferreira pelo fraquíssimo Tiago'n'Roll Nunes e, como castigo pela estupidez, será ultrapassado pelo Bahia de Gordiola na armagedônica luta contra a degola. Briga apocalíptica da qual o Peixe de Carille não sairá tão cedo. Palpite: Bahia 2 x 0 Ceará e Santos 0 x 0 Fluminense.

Copa do Brasil
Em contagem regressiva para conquistar o Campeonato Brasileiro após 50 anos, o Atlético-MG já encaminhou a classificação à final da Copa do Brasil com o 4 a 0 na ida em BH e espera por Flamengo, do questionado Renato Gaúcho, ou Athletico-PR. Palpites: Fortaleza 2 x 1 Atlético-MG e Flamengo 2 x 1 Athletico-PR.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.