Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Banco não habilita cartão de crédito;veja outras reclamações

Cliente afirma que precisa urgente do cartão para cobrir uma despesa

São Paulo

O comerciante Aguinaldo Nascimento Silva, 50 anos, da Cidade Ademar (zona sul), afirma que está com dificuldades para habilitar um cartão de crédito.

“Minha mãe está numa casa de repouso e o gasto é grande. Ligaram para mim dizendo que o cartão estava habilitado, mas não procede. Sou cliente do banco há 20 anos e não devo nada”, queixa-se. "Peço a intervenção do Defesa do Cidadão para que a situação seja resolvida", disse.

Comerciante relata que já solicitou desbloqueio do cartão de crédito várias vezes
Comerciante relata que já solicitou desbloqueio do cartão de crédito várias vezes - Mário Bittencourt/Folhapress

Bradesco envia carta ao consumidor

 O Bradesco informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que enviou carta ao cliente com os devidos esclarecimentos. 

O leitor conta que foi até a agência e descobriu que o cartão havia sido extraviado. “Foram feitos saques de R$ 5.000.” Segundo ele, o banco prometeu estornar o valor em até cinco dias úteis. "Aguardarei."

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Veja outras reclamações 

Prefeitura de Guarulhos

A Escola de Ensino Fundamental EPG Mauro Rondão Neto, que pertence à rede pública de Guarulhos (Grande SP), iniciou o ano letivo fechada para reforma, mas com a promessa de reabertura em 20 dias.

“As obras não terminaram. Quando pergunto, dizem que não há previsão”, conta a diarista Priscila Abreu, 33 anos, mãe de uma aluna.

A leitora relata outro problema. “Estão levando os alunos para o CEU Pimentas em ônibus de turismo, que não é credenciado para transporte de criança. É improvisado e muitas vezes não tem monitor”, afirma.

Resposta

A Prefeitura de Guarulhos informa que os alunos foram realocados no dia 11 de fevereiro para o CEU Pimentas. O órgão afirma que o prazo dado para finalizar a obra foi de 20 a 30 dias, descontando os dias de chuva.

A prefeitura diz que a obra do telhado está na fase final e dentro dos próximos dias as crianças retornarão à escola.

Os ônibus estão licenciados. Os alunos são levados com segurança e acompanhados por funcionários no trajeto.

Detran-SP

O comerciante Walter Alves de Oliveira, 65 anos, de Cidade Líder (zona leste), diz que a placa do seu carro foi clonada. O leitor conta que recebeu algumas multas e recorreu de todas, mas uma o Detran não quer perdoar. “Uma das multas é por falar no celular ao volante. O Detran insiste que devo pagá-la. Não posso pagar sem ter cometido a infração.”

Resposta

O Detran-SP informa que não registrou a multa referida. A recomendação é que o cidadão faça o recurso ao órgão autuador correspondente e apresente na contestação as divergências de modelo e cor entre o veículo de placa clonada e o do registrado na autuação.

Vivo

O analista de sistemas Adriano da Silva Santos, 41 anos, da Vila Carrão (zona leste), conta que fez a portabilidade da Vivo para outra operadora em dezembro do ano passado. “Foi difícil. Após lutar muito, a portabilidade ocorreu”, relata. Segundo o leitor, a Vivo continua enviando cobranças. “Peço ajuda do jornal para resolver o problema”, queixa-se.

Resposta

A assessoria de imprensa da Vivo informa que entrou em contato com o leitor para prestar esclarecimentos necessários. Ao Agora o leitor confirmou a informação e disse que o problema foi resolvido. "Não recebo mais cobranças. Agradeço ao jornal pela ajuda.”
 

Prefeitura de SP

O analista de rede Heberth Fagundes Flores, 44 anos, de Super Quadra Morumbi (zona sul), afirma que na calçada do imóvel vizinho há uma árvore que está muito inclinada. Segundo ele, se a queda ocorrer será sobre uma escola particular. “Em janeiro, eu e a dona do imóvel notificamos a prefeitura sobre o caso, mas até agora nada foi feito”, diz.

Resposta

A Subprefeitura Butantã informa que um agrônomo realizou laudo e indicou a necessidade de remoção da árvore. O serviço será feito após publicação no Diário Oficial e vistoria da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. 

Net

O personal trainer Wander Canjarana da Silva, 41 anos, da Vila Jaguara (zona oeste), diz que, no dia 30 de janeiro, pediu o cancelamento do plano da Net. Segundo o leitor, foi agendada a retirada dos aparelhos, mas ninguém compareceu. Ao ligar na operadora, descobriu que não havia pedido de cancelamento. “Disseram que eu havia desistido.”

Resposta

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Net informa que o caso foi resolvido. Em novo contato com o Agora, o leitor disse que chegou a receber outras duas faturas de cobrança. “Por email me informaram que as faturas foram canceladas”, afirmou Wander Silva.
 

Iamspe

A professora Elza Francisco Roia, 69 anos, de Osasco (Grande SP), conta que tem uma consulta marcada para junho com um médico diferente daquele que pediu os seus exames. A leitora diz que tentou marcar com um mastologista específico, mas disseram que a agenda do profissional está cheia até julho. “Somente há vaga com outra médica.”

Resposta

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) esclarece que a ouvidoria entrou em contato com o marido da paciente para informar sobre o agendamento de consulta com o especialista. Ela será atendida pelo médico no dia 10 de abril.
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