Segurado espera resposta há 6 meses

Requerimento da aposentadoria foi feito em outubro de 2018

São Paulo

 O atendente Luiz Francisco dos Santos, 59 anos, passou 13 anos recebendo uma aposentadoria por invalidez do INSS. Ele relata ter sido afastado do trabalho devido a um problema cardíaco.

Luiz Francisco dos Santos, 59 anos, teve que voltar ao trabalho depois que o INSS cancelou seu benefício por invalidez e agora não consegue se aposentar - Rivaldo Gomes/Folhapress

Há quase dois anos, porém, passou pelo pente-fino dos benefícios por incapacidade e de lá saiu com a aposentadoria cancelada.

Durante um ano e meio, ele recebeu a mensalidade de recuperação, benefício pago pelo INSS quando a aposentadoria por invalidez é cancelada. O perito previdenciário considerou que ele tinha recuperado as condições de trabalhar.

Foi o que ele fez e, atualmente, o leitor vive de bicos como atendente de uma padaria na capital paulista.
Com o retorno ao trabalho, explica Santos, ele conseguiu utilizar os 13 anos de invalidez na contagem de tempo para a aposentadoria, somando, ao todo, 36 anos de contribuição.

“Em outubro, pedi a aposentadoria. Não tenho condições de ficar trabalhando. Só que passou bem mais de 45 dias e eles não me dizem nada, apenas que está em análise”, relata o segurado.

Resposta

O INSS em São Paulo informou que enviou ao email do segurado uma carta de exigências, na qual solicita que ele apresente “mais documentos para continuidade do andamento do pedido de aposentadoria por tempo de contribuição.” Para apresentar a papelada solicitada, o segurado deve agendar data e horário. O agendamento pode ser feito no site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135, de segunda a sábado.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.