Sete em dez vão às compras para Páscoa

Consumidor diz que vai pesquisar preços em supermercados

Fernanda Brigatti Felipe Sakamoto
São Paulo

A maioria dos consumidores pretende ir às compras para a Páscoa e deve fazer isso na semana que vem, nos dias que antecedem as celebrações. Segundo pesquisa da SPC Brasil com a CNDL (Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas), o gasto médio será de R$ 195,52.

Ovos de páscoa em supermercado
Compras de ovos devem ficar para a semana da Páscoa - Rivaldo Gomes/Folhapress

O levantamento aponta também que os brasileiros pretendem manter hábitos adquiridos durante a crise, como a pesquisa de preços.

Quase nove em dez consumidores ouvidos disseram que, antes de comprar ovos de Páscoa, vão levantar os melhores preços. A maioria vai comparar os valores em supermercados (73%), mas 48% dizem que farão a pesquisa via internet.

Em nota, a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, considera que o consumidor vem aprendendo a administrar o orçamento. “Evitar comprar logo na primeira loja e buscar preços que caibam no bolso são atitudes inteligentes”, explica.

Quase metade dos entrevistados na pesquisa (49%) disseram que ainda vão às compras, e 36% já compraram ovos e outros chocolates.

A SPC Brasil destaca que, apesar de 79% dizerem que comprarão ovos de Páscoa, quase o mesmo percentual (71%) diz que dará preferência a bombons e barras de chocolate. A Páscoa será comemorada no dia 21.

Movimento ainda deve melhorar

No Mercado Municipal de São Paulo, as vendas de peixes ainda estão lentas. A comerciante Manuela Aparecida, do Empório Luso-Brasileiro, diz que o preço do bacalhau subiu de 10% a 12% neste ano, em comparação com a Páscoa do ano passado. “No geral, as pessoas deixam para comprar na última hora mesmo.”

O dono dos Laticínios Estrela, Marcos Leonardo Pereira, estima uma alta de 15% no preço. Para quem precisa economizar, mas não quer abrir mão do bacalhau, ele recomenda o polack norueguês, já desfiado e ideal para pratos como escondidinho.

Em um supermercado na zona oeste da capital paulista, o aposentado Nelsa Marques, 77, planejava adiar as compras para a próxima semana, pois achou o preço salgado.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.