A maioria dos consumidores pretende ir às compras para a Páscoa e deve fazer isso na semana que vem, nos dias que antecedem as celebrações. Segundo pesquisa da SPC Brasil com a CNDL (Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas), o gasto médio será de R$ 195,52.
O levantamento aponta também que os brasileiros pretendem manter hábitos adquiridos durante a crise, como a pesquisa de preços.
Quase nove em dez consumidores ouvidos disseram que, antes de comprar ovos de Páscoa, vão levantar os melhores preços. A maioria vai comparar os valores em supermercados (73%), mas 48% dizem que farão a pesquisa via internet.
Em nota, a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti, considera que o consumidor vem aprendendo a administrar o orçamento. “Evitar comprar logo na primeira loja e buscar preços que caibam no bolso são atitudes inteligentes”, explica.
Quase metade dos entrevistados na pesquisa (49%) disseram que ainda vão às compras, e 36% já compraram ovos e outros chocolates.
A SPC Brasil destaca que, apesar de 79% dizerem que comprarão ovos de Páscoa, quase o mesmo percentual (71%) diz que dará preferência a bombons e barras de chocolate. A Páscoa será comemorada no dia 21.
Movimento ainda deve melhorar
No Mercado Municipal de São Paulo, as vendas de peixes ainda estão lentas. A comerciante Manuela Aparecida, do Empório Luso-Brasileiro, diz que o preço do bacalhau subiu de 10% a 12% neste ano, em comparação com a Páscoa do ano passado. “No geral, as pessoas deixam para comprar na última hora mesmo.”
O dono dos Laticínios Estrela, Marcos Leonardo Pereira, estima uma alta de 15% no preço. Para quem precisa economizar, mas não quer abrir mão do bacalhau, ele recomenda o polack norueguês, já desfiado e ideal para pratos como escondidinho.
Em um supermercado na zona oeste da capital paulista, o aposentado Nelsa Marques, 77, planejava adiar as compras para a próxima semana, pois achou o preço salgado.
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