Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Pedido de aposentadoria está em análise há 9 meses

Segurado pediu a aposentadoria por tempo de contribuição pelo site do INSS

Ana Paula Branco
São Paulo

O técnico em segurança do trabalho Paulo Sérgio da Silva, 53 anos, aguarda a concessão de sua aposentadoria por tempo de contribuição há nove meses.

 
O técnico em segurança do trabalho Paulo Sérgio da Silva,  53 anos, na oficina de eletrodomésticos onde está trabalhando temporariamente
O técnico em segurança do trabalho Paulo Sérgio da Silva, 53 anos, na oficina de eletrodomésticos onde está trabalhando temporariamente - Ronny Santos/Folhapress

O segurado diz que fez a solicitação ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pelo site, em 19 de setembro de 2018 e não recebeu qualquer resposta.

“A solicitação foi enviada para a agência digital leste Aricanduva. Sempre ligo para o 135 e só respondem que está em análise. Até quanto terei que aguardar?”, questiona.

Silva completou 35 anos e três dias de contribuição e teve o último contrato de trabalho assinado em dezembro do ano passado. Desde então, faz “bicos”.

“Está difícil arrumar trabalho. Não esperava que fosse demorar tanto para analisarem meu pedido e concederem o benefício.”

O segurado foi até o posto do INSS pessoalmente verificar o andamento do processo, mas perdeu a viagem. “Disseram que não adianta ir lá, que está em análise e preciso aguardar eles entrarem em contato comigo”, conta Silva.

“Em novembro do ano passado e em março deste ano, reclamei também à ouvidoria do INSS. Só repetem que preciso aguardar. Estou esperando há nove meses já. É absurdo.”

INSS concede o benefício

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esclarece que a aposentadoria por tempo de contribuição de Paulo Sérgio da Silva foi concedida em 27 de junho, com pagamento retroativo a 14 de outubro de 2018.

O instituto afirma que, caso o segurado tenha a senha do site gov.br/meuinss, ele poderá ter acesso aos dados de seu benefício nesse endereço eletrônico. Se não tiver, pode se cadastrar no gov.br/meuinss.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.