Veja dicas para a mulher conseguir vaga na área comercial

Pesquisa mostra que elas têm tido dificuldades para serem contratadas neste setor

São Paulo

As mulheres têm tido dificuldades para serem contratadas nas vagas da área comercial, segundo pesquisa da Foursales Group, especialista no recrutamento de talentos para este setor.

O levantamento mostra que, no ano de 2018, os homens foram a maioria nos processos seletivos no Brasil, ocupando mais de 62% das entrevistas em vagas com remuneração acima de R$ 8.000. No entanto, quando as mulheres conseguem passar pela primeira barreira e chegar à entrevista de emprego, elas conquistam as vagas em 32% dos casos. Para eles, a contratação ocorre em 26% dos casos.

Ana Paula Silva da Cruz, 37, -superintendente de crédito do Itau Unibanco, em fevereiro deste ano; pesquisa mostra dificuldades em se recolocar
Ana Paula Silva da Cruz, 37, superintendente de crédito do Itau Unibanco, em fevereiro deste ano; pesquisa mostra dificuldades em se recolocar - Eduardo Knapp/Folhapress

Na opinião de Lorayne Mendes, gerente de negócios da unidade de RPO (terceirização do processo de recrutamento) da Foursales, o empecilho para a contratação de mulheres ocorre na fase anterior à das entrevistas. “Tudo indica que está em uma etapa anterior, a de se mostrar disponível, visível”, diz a especialista.

Lorayne dá algumas dicas para as profissionais, para que consigam mostrar o bom desempenho de seu trabalho e chegar, finalmente, à fase das entrevistas. E, neste setor, a tecnologia é uma aliada. A primeira dica é ter uma boa apresentação na plataforma LinkedIn.

Outro ponto é se manter em constante aprendizado, pois as ferramentas tecnológicas mudam muito rapidamente.

Também é possível usar a tecnologia para manter uma boa rede de contatos. “LinkedIn não é uma rede de amigos, mas de conexões profissionais. Quanto mais pessoas qualificadas você conhecer e com as quais interagir, maiores as chances de ficar por dentro de boas oportunidade de mercado.”

A dificuldade das mulheres em ser contratadas em postos que pagam mais ocorre em todas as áreas no país. Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, embora elas tenham mais anos de estudo do que os homens, os seus salários são, em média, 20% menores.

Como se recolocar | Saiba o que fazer

  • As mulheres perdem para os homens nas contratações nas áreas comerciais
  • Isso ocorre mesmo com o alto nível de instrução que elas têm

1. Mantenha-se em evidência
Quem não se mostra não é vista no mercado, principalmente na área comercial
É preciso atualizar o LinkedIn e adaptar o currículo conforme as vagas que surgem

2 - Aprenda sempre
A tecnologia muda rapidamente e os profissionais precisam seguir esse ritmo
Fique ligada nos cursos e ferramentas que costumam ser exigidos para as vagas
 
3 - Destaque seu legado
A profissional da área deve construir seus próprios cases de sucesso e falar sobre eles
Nas entrevistas e no currículo, dê um destaque e conte como foi que conseguiu os bons resultados
 
4 - Tenha uma boa rede de contatos
Aproveite redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, para se aproximar de profissionais que admira
Quanto mais pessoas qualificadas você conhecer e com as quais interagir, maiores as chances de ficar por dentro de boas oportunidades de mercado

5 - Pesquise e se arrisque
Não limite sua busca por colocação às empresas tradicionais
Busque novas companhias e, caso não consiga um emprego de cara, faça um trabalho gratuito a um amigo para mostrar suas competências, por exemplo


Fonte: Lorayne Mendes, gerente de negócios da unidade de RPO da Foursales

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.