Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Aposentadoria foi pedida em fevereiro

Segurado agendou o benefício quando completou os 35 anos de contribuição exigidos

São Paulo

Em 1º de fevereiro deste ano, Lauro Tadeu Bernardes, 56 anos, deu entrada na aposentadoria por tempo de contribuição e não teve mais resposta do INSS.

O leitor conta que fez o pedido assim que completou os 35 anos exigidos para ter direito ao benefício e que as últimas contribuições foram pagas por carnê.

"Fui demitido em fevereiro do ano passado e tentei me aposentar quando parei de receber o seguro-desemprego, mas negaram porque eu tinha 34 anos e alguns meses de contribuição. Então eu paguei de agosto até janeiro para completar os 35 anos", conta o segurado.

Lauro Tadeu Bernardes, 56 anos, trabalhava como porteiro e foi demitido meses antes de poder se aposentar; ele pagou as seis últimas contribuições necessárias para ter direito ao benefício por meio de carnê
Lauro Tadeu Bernardes, 56 anos, trabalhava como porteiro e foi demitido meses antes de poder se aposentar; ele pagou as seis últimas contribuições necessárias para ter direito ao benefício por meio de carnê - Rivaldo Gomes/Folhapress

Bernardes diz que consulta com frequência o site Meu INSS para saber a situação do seu pedido, que ainda consta estar em análise.

O prazo legal de análise do pedido pelo INSS é de 45 dias. Porém, atualmente, o tempo médio de resposta é de seis meses e pode chegar a nove meses em algumas regiões do país. 

Para reduzir essa espera e tentar zerar o estoque de benefícios pendentes, o novo pente-fino está analisando todos os benefícios com processos parados há mais de 45 dias.

Quem espera mais de 45 dias tem direito de receber os atrasados, desde o agendamento do benefício, com correção monetária.

Benefício é concedido ao leitor

O INSS esclarece que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado foi concedida em 12 de agosto, com pagamento retroativo a 23 de janeiro de 2019.

O instituto enviou mensagem para o endereço eletrônico do segurado com as informações sobre seu benefício. 

Ao Agora o leitor confirmou a concessão. "Os pagamentos estão previstos para a primeira semana de setembro", afirmou.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.