Descrição de chapéu INSS

Pedido de aposentadoria foi feito ao INSS em janeiro

Benefício por idade exige dos segurados 65 anos, se homens, e 60 anos, se mulheres

São Paulo

O segurado Dorival de Paula Pires, 65 anos, agendou o pedido de sua aposentadoria por idade em janeiro deste ano, logo depois de completar a idade mínima exigida para esse tipo de benefício.

Dorival de Paula Pires calcula ter 30 anos de contribuição ao INSS, bem mais do que os 15 anos exigidos na aposentadoria por idade - Ronny Santos/Folhapress

"Fui na agência da Penha (bairro na zona leste de São Paulo) e disseram que lá não agendava mais, que era só por telefone. Voltei para casa, liguei e agendei." 

Desde maio deste ano, os requerimentos são feitos à distância e o segurado só vai à APS (Agência da Previdência Social) se o INSS considerar que precisa de mais informações ou documentos complementares que comprovem os direitos.

Encerrado o prazo de 45 dias informado pelo atendente na época do agendamento do pedido, Pires começou a questionar o instituto sobre o resultado. "Toda semana eu ligo e a única coisa que eles falam é que está em análise", explica.

O segurado relata que não tem mais conseguido trabalho fixo e precisa da renda da aposentadoria para o sustento de sua família e também para comprar medicamentos. 

"Eu tenho mais de 30 anos de contribuição. Na última firma, fiquei 15 anos trabalhando e só saí de lá porque ela faliu. Já trabalhei em financeiro, fui metalúrgico, fiz de tudo nessas áreas", relata o segurado.

"Isso é um absurdo, já passou do prazo que eles deram e até agora nada de uma resposta."

INSS pede mais informações

O INSS em São Paulo informou que o pedido de aposentadoria por idade de Dorival de Paula Pires foi analisado. Porém, o instituto concluiu que há a necessidade de cumprimento de exigências por parte do segurado.

Ele pode consultar o pedido do INSS no site gov.br/meuinss, se já tiver cadastro. Também é possível aguardar correspondência enviada à sua residência. Ele deverá agendar uma data para levar os documentos solicitados.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.