Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Pedido de benefício tem quase um ano

Segundo segurada, documentação do pedido de aposentadoria foi levada ao INSS em Guarulhos, em outubro do ano passado

A auxiliar de enfermagem Maria José Alves Ribeiro, 59 anos, apresentou o pedido  de aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS em outubro do ano passado. 

A solicitação foi oficializada na APS (Agência da Previdência Social) de Guarulhos, na Grande SP. Ela e a filha, Elisângela Alves Ribeiro Campanelli, foram ao posto na data marcada pelo instituto e levaram carteiras de trabalho, documentos pessoais e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), além de laudos técnicos. 

“Fomos na agência e eles pegaram tudo, escanearam, nos devolveram e disseram para esperar 45 dias por uma resposta, mas esse prazo já passou há muito tempo”, explica a filha da segurada.

Maria José Alves Ribeiro, 59 anos, pediu a aposentadoria ao INSS, levou todos os documentos e já espera resposta há 11 meses - Rubens Cavallari/Folhapress

O PPP é o formulário exigido pelo INSS para reconhecer a contagem de tempo especial concedida a segurados que trabalham com exposição a agentes nocivos à saúde. Elisângela explica que a mãe está cansada dos anos de trabalho.

“Só no hospital são 21 anos de trabalho. Ela está com um desgaste ósseo, sente muita dor, mas como parar agora?”, questiona a filha da segurada. Desde que apresentou o pedido ao INSS, Maria José e a filha consultam, diariamente, a situação do  caso no Meu INSS. “O status não muda. Todos os dias aparece a mesma informação, de que o pedido está em análise, só que isso já tem um ano”, diz Elisângela.

INSS diz que aguarda parecer

O INSS em São Paulo informou, por meio da assessoria de imprensa, que o pedido de aposentadoria de Maria José Alves Ribeiro está em análise, aguardando parecer do médico perito sobre a documentação da atividade especial exercida pela segurada. O instituto diz que ela pode acompanhar o andamento do processo pelo site Meu INSS (gov.br/meuinss) ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.