Funcionalismo: professores do Estado poderão abonar faltas causadas pela chuva

Temporal que atingiu capital, Grande SP e interior impediu locomoção de funcionários; servidor deve fazer pedido ao superior

São Paulo

Os professores que não conseguiram chegar até seus locais de trabalho nesta semana, após o temporal que castigou a capital, a Grande SP e o interior do estado de São Paulo, terão as faltas abonadas pela rede estadual de ensino.

A informação é da Secretaria de Estado da Educação. Segundo a pasta, os servidores que faltaram ao serviço devem fazer o pedido para abonar a falta ao superior direto. Não há prazo para pedir, mas também não há prazo para que seja dada uma resposta sobre o caso.

De acordo com a Educação, a orientação é para que sejam abonadas as ausências da segunda-feira (10) e, em alguns casos, as da terça-feira (11). Os casos serão avaliados individualmente. 

Em comunicado do dia 10, o governo do estado informou que as aulas haviam sido suspensas na segunda-feira em 40 escolas. "Também não haverá aulas nessas unidades nesta terça ou até que a situação se normalize", dizia o comunicado.

Segundo o estado, "o volume de chuvas em alguns pontos da capital atingiu 100 mm em três horas, praticamente a metade da média prevista para todo o mês de fevereiro".

Orientação

Na própria segunda-feira (10), a Apeoesp (sindicato dos professores) já havia orientado os docentes a solicitarem o abono das faltas. No comunicado aos professores, o sindicato informou que o pedido a ser feito tem como base o decreto 17.698, de 1947 (Consolidação das Leis do Ensino), que garante o direito.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.