Entre os quase 2 milhões de segurados na fila do INSS, muitos são aposentados e pensionistas aguardando a revisão do seu benefício. O INSS não informa o total destes requerimentos nem o tempo médio de espera para a análise de uma revisão administrativa.
Porém, ao pedir uma revisão, o aposentado tem o direito de receber uma resposta no prazo de 45 a 60 dias. Os 45 dias são o limite que o próprio INSS informa ao segurado na hora que ele faz uma solicitação. Já os 60 dias correspondem ao prazo inicial de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, conforme estabelece a legislação.
Para entrar com um pedido de revisão, tanto administrativa quanto na Justiça, é preciso obedecer a algumas regras, a principal é respeitar o limite de dez anos fixado em lei para contestar o benefício. O prazo começa a contar a partir do primeiro dia do mês seguinte ao do recebimento do primeiro benefício.
Quem identifica um erro de cálculo na média salarial ou a falta de um período contributivo dentro da decadência pode pedir a revisão do benefício pelo site Meu INSS. O segurado deve anexar seus documentos pessoais e explicar, claramente, porque o benefício deve ser revisto. Junto ao pedido, é necessário incluir os novos documentos que comprovem o direito que está sendo requerido.
Segundo o INSS, o segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o comparecimento em uma de suas agências para comprovar alguma informação.
A solicitação deve ocorrer quando há certeza de que um direito não foi reconhecido e quando há novos documentos para apresentar ao instituto.
Se o INSS reconhecer erro a favor do segurado, serão pagas as diferenças de até cinco anos antes do pedido da revisão, com correção monetária.
Por que enfrentar a fila do INSS por uma revisão
- Aposentados e pensionistas têm até dez anos para pedir uma revisão do seu benefício
- O prazo começa a contar a partir do primeiro dia do mês seguinte ao do recebimento do primeiro benefício
- Ou seja, quem começou a receber a aposentadoria em janeiro de 2010, por exemplo, tem até, no máximo, fevereiro de 2020 para formalizar o pedido de revisão
Vantagens
- A maior vantagem de pedir a revisão no INSS é que não custa nada. O segurado só precisa apresentar a solicitação, sem a obrigação de contratar um advogado
- O pedido é feito pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135. É preciso apresentar documentos que comprovem o direito
- Se o pedido administrativo não tiver resposta dentro do prazo, o segurado pode ir à Justiça
Prazos
- Caso não concorde com a decisão do INSS, o trabalhador pode recorrer no próprio instituto
- O prazo para apresentar o recurso é de até 30 dias após a negativa do INSS
- É indicado que o segurado escreva uma carta de contestação da decisão do INSS, apresentando seus motivos com clareza
- É possível também entrar com o recurso na Justiça
Tenha certeza do pedido!
- Ao pedir a revisão, todo benefício será revisto, por isso é necessário ter documentos que comprovem o direito
- Se o INSS entender que a concessão foi indevida ou algum período entrou a mais, por exemplo, a renda pode diminuir ou o benefício pode até ser cancelado
Pagamento dos atrasados
- Se for comprovado que houve erro, o INSS tem que implantar o benefício maior e pagar os atrasados
- Esses valores são as diferenças entre a data de concessão da aposentadoria que estava errada e a do novo benefício, com correção
- O segurado tem direito à correção monetária do valor. Na Justiça, há ainda o pagamento de juros
- Os atrasados são limitados a até cinco anos antes do pedido de revisão
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