Descrição de chapéu INSS

Estudante tenta receber pensão por morte

Estudante espera pelo benefício do pai desde 2018, mas INSS ainda não respondeu recurso

São Paulo

O estudante de odontologia Gabriel Helms, 20 anos, tenta receber a pensão por morte do pai desde outubro de 2018, mas diz que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) indeferiu o pedido por falta de documentos.

“Disseram que precisava da certidão de não emancipação. Entrei com recurso em janeiro de 2019 e, desde então, não obtive nenhuma resposta satisfatória, apenas consta que está em análise”, diz ele.

Gabriel explica que o pai começou a apresentar sinais de parkinsonismo atípico, que seria posteriormente a causa da sua morte, em 2017. Foi quando a família deu entrada no primeiro pedido de benefício.

Gabriel Helms
O estudante Gabriel Helms, 20 anos, tenta receber a pensão por morte do pai desde outubro de 2018; está esperando recurso contra pedido negado, mesmo com documentos enviados - Arquivo pessoal

“Entramos com um processo de aposentadoria no mesmo ano para ele se afastar do serviço e poder ficar em casa cuidando da saúde. No entanto, só conseguimos o auxílio-doença. A realidade era muito difícil, porque a doença piorava mês a mês.”

Ele explica que o tempo foi passando e que, em setembro de 2018, o pai acabou falecendo por asfixia obstrutiva, devido à doença.

Como a única fonte de renda de Gabriel era o benefício que o pai recebia, após a sua morte ele começou a ter dificuldades financeiras.

“Minha mãe tem glaucoma e recebe um auxílio-doença. Ela e meu irmão lutam para me ajudar a concluir a faculdade, que tem lista de material com valor alto.”

Gabriel conta que acabou acumulando dívidas como aluguel, contas e boletos de material, porque faz faculdade em outra cidade, distante da família.

“Espero que o processo seja decidido o quanto antes, porque neste ano se completarão dois anos desde que dei entrada no pedido e até agora, nada.”

INSS diz que pedido está esperando na fila

Em nota, o INSS informa que tem “empregado todos os esforços disponíveis para agilizar a análise dos requerimentos que aguardam uma resposta, obedecendo a ordem cronológica de entrada”.

Apesar de não dar uma estimativa de prazo para concessão do benefício, o órgão explica que o andamento dos processos pode ser acompanhado pelo Meu INSS, por meio do site https://meu.inss.gov.br, ou pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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