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INSS testa atendimento pelo WhatsApp

Assistente virtual para tirar dúvidas poderá ser lançado nos próximos dias

São Paulo

O INSS pretende lançar nos próximos dias o atendimento pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

O serviço já começou a ser testado por funcionários do órgão do governo que é responsável por pagar aposentadorias, pensões e outros benefícios para cerca de 35 milhões de pessoas.

Quando lançado, o atendimento por WhatsApp permitirá ao usuário obter informações sobre como utilizar os serviços do órgão disponíveis na internet, pelo aplicativo Meu INSS ou no site meu.inss.gov.br.

O serviço é baseado em inteligência artificial. Não há, portanto, pessoas que respondem aos usuários.

Ao adicionar o número de telefone do WhatsApp do INSS, o cidadão recebe uma mensagem da assistente virtual.

“Olá! Sou uma assistente virtual e estou aqui para te ajudar a usar o Meu INSS”, cumprimentou o robô, no teste feito pela reportagem nesta quinta-feira (23). “Ainda estou em treinamento, mas já conheço bem alguns assuntos”, prossegue.

Na sequência, a mensagem apresenta uma lista de nove serviços numerados nesta ordem:

  1. Senha do Meu INSS
  2. Perícia médica
  3. Extratos, certidões e declarações
  4. Imposto de Renda
  5. Benefícios e serviços
  6. Cumprimento de exigências e entrega de documentos
  7. Serviço social e reabilitação profissional
  8. Cálculo de Guia de Previdência Social
  9. Atendimento nas agências

Para escolher uma opção, basta digitar o número correspondente no campo de texto destinado à mensagem e enviar.

Por exemplo, a nona opção trata dos atendimentos nas agências. Ao digitar o número 9, a assistente responde com um texto sobre a situação das agências e alerta que os postos estão fechados devido à pandemia do novo coronavírus.

Os passos seguintes do atendimento seguem essa mesma dinâmica, com opções numeradas, para que o interessado obtenha mais detalhes sobre o serviço que procura.

No teste feito pelo Agora, a assistente virtual não permitiu a realização de pedidos de benefícios ou quaisquer outros procedimentos feitos pelo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.

A ideia para esse novo canal, segundo apurado pela reportagem, não é ser alternativa às demais formas de atendimento a distância, mas orientar a população sobre como usar esses serviços.

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