Descrição de chapéu INSS

Leitor reclama que aposentadoria do INSS está parada

Funcionário dos Correios diz que órgão não considerou tempo trabalhado como servidor público

São Paulo

O empregado público Paulo Alves da Silveira, 62 anos, espera pela aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde o final de 2018.

O segurado, que trabalha na área administrativa dos Correios, faz parte do regime previdenciário do INSS. Servidores públicos, por outro lado, contribuem aos regimes próprios de Previdência.

“Em dezembro de 2018, completei 36 anos de contribuição. Dei entrada no benefício, mas, desde então, o pedido está pendente.”

O leitor explica que, em janeiro de 2019, protocolou a documentação exigida. A solicitação, no entanto, foi indeferida porque, segundo ele, o órgão desconsiderou seu tempo trabalhado no funcionalismo público.

Paulo Alves da Silveira, 62 anos, deu entrada na aposentadoria por tempo de contribuição do INSS em 17 de dezembro de 2018 e ainda espera o benefício - Arquivo pessoal

“Foram ignorados os comprovantes de trabalho na Assembleia Legislativa de Goiás, e a resposta foi a de que faltava a certidão para validar esse período.”

Ele explica que, em abril do mesmo ano, protocolou recurso com o documento.

“Em novembro, a Junta de Recursos devolveu o processo para a unidade do INSS avaliar a certidão. Em abril de 2020, o processo teve análise favorável. No entanto, o processo foi enviado para ratificação da Junta, onde está parado até hoje.”

O administrador diz que foi operado por um problema grave de saúde, em fevereiro deste ano, e que a única renda da casa é a sua.

“A aposentadoria está sendo cada dia mais necessária. Gostaria muito de uma ajuda para que meu processo se resolva”, diz.

INSS diz que pedido está na fila de recurso

Em nota, o INSS afirma que o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição do leitor Paulo Alves da Silveira foi indeferido e que ele recorreu.

“O processo do segurado está na 15ª Junta de Recursos para julgamento. O senhor Paulo pode acompanhar as fases do processo pelo site”, diz o órgão. O endereço para consulta é https://gov.br/meuinss.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.