Descrição de chapéu INSS

Mecânico está à espera de aposentadoria por deficiência do INSS

Leitor diz que órgão não considerou tempo total; recurso foi protocolado há 9 meses

São Paulo

O eletromecânico Luis Gustavo Telles, 46 anos, está à espera da aposentadoria da pessoa com deficiência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele deu entrada no pedido em março de 2019 e, no mesmo mês, compareceu a uma agência do órgão com todos os documentos.

“Assinei a ficha para permitir alterar a DER [Data de Entrada de Requerimento] para quando completasse 29 anos de contribuição. Na época, faltavam dois meses para atingir o período, o que daria tempo suficiente até a realização das perícias.”

Luis Gustavo Telles, 46 anos, comprovou tempo mínimo de contribuição e teve o pedido negado  - Arquivo pessoal

A aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência exige 29 anos de contribuição dos homens, no caso de deficiência moderada, além de carência de 180 meses trabalhados. Também há o benefício para deficiência considerada grave ou leve.

O leitor explica que, em julho de 2019, fez as perícias social e médica, anexando uma declaração da sua empresa até então, os holerites de nove meses trabalhados e o termo de rescisão contratual.

Ele diz que o procedimento foi necessário porque os dados do empregador não apareciam no Cnis [cadastro de informações do governo].

“Mesmo comprovando, o processo foi negado por falta de tempo de contribuição. No posto, não souberam explicar o motivo.”

Telles, então, entrou com um recurso administrativo, em análise até hoje.

“Estou desempregado e trabalhando como motorista de aplicativo. Machuquei o ombro na última empresa e não consigo mais trabalhar na minha profissão.”

Recurso será julgado pelo INSS

Em nota, o INSS confirma que o pedido de aposentadoria do leitor foi indeferido em agosto de 2019, por falta de tempo de contribuição.

“O segurado entrou com recurso por não concordar com a decisão. Esclarecemos que o INSS analisou o pedido, manteve o indeferimento e enviará o requerimento de recurso à Junta de Recursos para julgamento”, afirma.

É possível acompanhar o andamento do pedido de recurso pelo site https://meu.inss.gov.br/, pelo aplicativo de celular ou pelo telefone 135.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.