Saiba como fazer compras com a grana do FGTS emergencial

Depósitos para nascidos em abril são feitos hoje, no Caixa Tem, mas saque do valor só sai depois

Fábio Munhoz
São Paulo

A liberação dos saques emergenciais do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começa apenas no próximo sábado (25), mas as grandes redes varejistas já estão de olho nos valores. Isso porque apesar de o recurso ainda não estar disponível para saque, parte dos trabalhadores já pode utilizar o dinheiro para fazer compras por meio do aplicativo Caixa Tem.

O crédito na poupança social digital está sendo disponibilizado de modo gradativo pela Caixa, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Trabalhadores nascidos entre janeiro e março já receberam a grana na conta virtual. Os que nasceram em abril terão o valor depositado nesta segunda-feira (20). Já o calendário de saques começará a partir do dia 25, para os aniversariantes de janeiro.

A retirada do FGTS emergencial é uma das medidas anunciadas pelo governo para conter os efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O valor a ser recebido é de até R$ 1.045, o equivalente a um salário mínimo de 2020.

A partir do momento em que a grana é depositada na conta virtual da Caixa, já é possível utilizar o dinheiro para pagar contas ou fazer compras. Por esse motivo, as grandes redes varejistas do país já aceitam receber pagamentos feitos por meio do aplicativo Caixa Tem. Além do FGTS, é possível usar o programa para compras com o auxílio emergencial de R$ 600.

Algumas redes, como Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza, disponibilizaram em suas páginas na internet um passo a passo para que os trabalhadores utilizem, em suas compras online, a grana do FGTS disponível na poupança digital.

Para fazer a compra pela internet, o primeiro passo é acessar o aplicativo Caixa Tem (disponível para download gratuito na Play Store ou na Apple Store), com o CPF e uma senha numérica, e clicar na opção "cartão de débito virtual". Em seguida, deve-se criar um código de segurança, que só vale para uma compra e expira em 20 minutos. Passado esse tempo ou em uma próxima compra, deve ser criado um novo código.

Também é possível usar o recurso da poupança social digital para compras presenciais, em lojas físicas. Neste caso, é necessário acessar o aplicativo do Caixa Tem. O beneficiário deverá escolher a opção "pagar na maquininha". Neste momento, a câmera do celular irá abrir. Aponte a câmera para o QR Code que aparecerá na máquina do vendedor. Confira o valor e o estabelecimento e confirme a compra.

Informações devem estar atualizadas na Caixa

Para evitar atrasos no recebimento do FGTS emergencial, a Caixa Econômica Federal destaca que é necessário que o trabalhador mantenha seu cadastro atualizado. Segundo o banco, o objetivo disso é "resguardar a segurança da operação".

"Alguns trabalhadores podem estar com as informações divergentes no cadastro, a exemplo de endereço e nome da mãe, sendo necessário realizar a atualização dessas informações para em seguida proceder a abertura da conta Poupança Social Digital", explica o banco.

Para verificar sua situação cadastral e conferir a data de recebimento do dinheiro, acesse os canais oficiais de comunicação da Caixa, como o telefone 111 (opção 2), o app FGTS, o site ou o banco pela internet.

"A mensagem apresentada ao trabalhador informa se há necessidade de atualização do cadastro, que deve ser realizada pelo app FGTS, sem a necessidade de comparecer em uma agência. Com o cadastro atualizado, o crédito será programado para ocorrer na data prevista no calendário divulgado", acrescenta a Caixa.

Economista dá dicas para otimizar gastos

O economista Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo), orienta os beneficiários do FGTS para que tenham certos cuidados ao receber o dinheiro. O principal objetivo é evitar gastos desnecessários.

"Há um ambiente de muita incerteza em relação ao emprego. Eu não gastaria esse dinheiro comprando coisas que eventualmente eu pudesse postergar", diz o especialista. Ou seja, deve-se evitar gastar com coisas que não sejam de extrema necessidade, já que a crise que atingiu o país é séria e ainda não há previsões de melhora significativa no curto prazo.

Para aqueles que pretendem usar o dinheiro para pagar dívidas, Felisoni faz um alerta: "muitas vezes é melhor estar endividado e conseguir sobreviver do que não ter mais dívidas, mas não ter o que comer".

Já para os que querem retirar o dinheiro do FGTS para investir em alguma aplicação, o economista sugere avaliar as taxas de rendimento para verificar se realmente vale a pena partir para outra aplicação ou manter o dinheiro rendendo no fundo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.