Descrição de chapéu INSS

Aposentada tenta receber benefício do INSS da mãe

Leitora teria quantia residual a ser paga, mas apenas o irmão recebeu os valores

São Paulo

A aposentada Silvia Iara Clemon de Línica, 61 anos, queixa-se de esperar há quase oito meses pelo pagamento da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixada por sua mãe.

Ela explica que o irmão, que é o outro beneficiário, já teve inclusive o pagamento efetuado, em dezembro do ano passado.

“Minha mãe era aposentada e, após seu falecimento, teríamos um valor residual para receber do seu benefício, em parcela única. Ele recebeu os 50% dele normalmente, mas meu pagamento não foi efetuado.”

Silvia Iara Clemon de Línica espera pagamento dos seus 50%: “Meu irmão recebeu normalmente” - Arquivo pessoal

A leitora, cuja renda é a aposentadoria, mora com a filha, que é a responsável pelas despesas da casa.

Segundo ela, foram apresentados todos os documentos solicitados pelo INSS nos quatros protocolos de “Solicitação de Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário”. No entanto, não teve resposta.

“Acontece que o INSS informa que meu requerimento está na fila única do Programa Especial de Benefícios, criado para dar maior agilidade nas análises. Mas aguardo até hoje pelo tal recebimento que já foi calculado, com os 50% já pagos ao meu irmão”, queixa-se.

A solicitação de “Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário” é um serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o pagamento de valores não quitados até a data do falecimento do beneficiário.

“Inclusive, fui notificada de um possível crédito na agência do banco, em maio, mas nada constava. Acabou que me desloquei nesses dias de pandemia à toa.”

INSS disponibiliza pagamento

Em resposta, o INSS informa que o valor ao qual a segurada tem direito está disponível para recebimento no banco até 31 de agosto.

“Consta nos sistemas que a senhora Silvia acessou o Meu INSS e está ciente dessa informação.”

Para solicitar o serviço de “Valor não Recebido até a Data do Óbito” é preciso acessar o Meu INSS e escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”.

Depois, clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br

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